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Nota MT já contemplou mais de 45 mil pessoas com o total de R$ 28,2 milhões

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O Programa Nota MT, do Governo de Mato Grosso, tem demonstrado ao longo dos últimos quatro anos que pedir o CPF na nota, além de fortalecer a cidadania fiscal, pode ser uma oportunidade para realizar sonhos que, de outra forma, poderiam parecer distantes. Um exemplo inspirador é o da moradora de Campo Verde Deolinda Batista de Campos Neta, que, ao ganhar R$ 100 mil, conquistou sua casa própria.

Gestante de 9 meses, Deolinda afirma que o prêmio veio em um momento importante e ajudou a família a investir na casa própria, além de quitar algumas dívidas.

“Eu morava de aluguel e estava bem apertada de dinheiro porque estava comprando o enxoval [do bebê]. Quando ganhei o prêmio, a primeira coisa que pensei foi em comprar uma casa, principalmente, por causa do neném”, disse a premiada que, nesta semana, se mudou para o novo lar.

A moradora de Campo Verde contou, ainda, que apesar de sempre pedir o CPF na nota, ela participava do Nota MT por causa do desconto no IPVA que o programa oferece.

“Eu sempre pedia o CPF na nota, mas eu não acreditava que seria sorteada um dia. Usava mais para ter o desconto no IPVA. Muitos não acreditam, quando me veem sempre falam ‘eles pagam mesmo o prêmio?’, perguntam se é verdade ou não, e eu digo que podem acreditar”, disse Deolinda.

Com prêmios de até R$ 100 mil sorteados mensalmente, o Nota MT já contemplou mais de 45 mil pessoas. Juntos, os sorteados receberam o total de R$ 28,9 milhões. Nos sorteios são distribuídas duas premiações de R$ 100 mil, três de R$ 50 mil, cinco de R$ 10 mil e mil de R$ 500.

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Cheque simbólico do Nota MT no valor de R$ 100 mil.
Outro consumidor contemplado no programa foi o morador de Várzea Grande e professor universitário Osvaldo Pereira Alves, de 45 anos. Ele também recebeu R$ 100 mil e contou que sempre pede o CPF na nota, mas ficou surpreso quando descobriu que havia sido sorteado.

“Minha esposa que me avisou quqndo ganhei, porque quando tem sorteio eu não fico conferindo. No dia, alguns colegas começaram a me parabenizaram e eu fui ver em um site de notícias, aí que eu fui acreditar que eu ganhei. Fiquei muito feliz e surpreso, porque é um prêmio que você não espera”, contou Osvaldo, que usou o dinheiro para fazer aplicações financeiras.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, afirma que o Nota MT é um programa ‘ganha-ganha’, em que todos são beneficiados. Para Gallo, quanto maior for o envolvimento do cidadão, dos municípios e das empresas, mais resultados positivos o Nota MT trará para a sociedade.

“O impacto positivo do Nota MT não se limita aos sorteios. O programa estimula o contribuinte a exercer a cidadania fiscal, fortalece a economia do Estado e auxilia no fomento de um ambiente de negócios mais justo para as empresas, com uma concorrência leal, e no combate à sonegação. Com certeza é um programa em que todos ganham, por isso é fundamental a participação e adesão de todos”, destacou o secretário.

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Além das premiações distribuídas aos cidadãos, o Nota MT tem um compromisso sólido com o lado social. Por meio das indicações dos sorteados, instituições filantrópicas de Mato Grosso recebem 20% dos valores premiados.

Esses recursos são importantes para a manutenção e aprimoramento dos serviços oferecidos por essas entidades, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas que necessitam da assistência social.

Atualmente, 246 instituições estão cadastradas e ativas, sendo que 234 já foram contempladas. O valor repassado a elas soma R$ 6,7 milhões.

Entrega de cheque simbólico à APAE de Rondonópolis.

Como participar

Todo cidadão regularmente inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal e que atenda as condições para recebimento do prêmio, como ter conta bancária de sua titularidade, pode participar do Nota MT e concorrer aos sorteios. O programa conta, atualmente, com 594.142 usuários cadastrados.

Para concorrer aos prêmios sorteados mensalmente é necessário, antes de tudo, fazer o cadastro no site ou aplicativo do programa. Após o cadastro, a pessoa deve exigir a inclusão do CPF na nota fiscal nas compras do comércio local.

Além dos sorteios, o Nota MT oferece outros benefícios como o desconto no IPVA, a ferramenta de pesquisa de preço (Menor Preço) e o acesso facilitado às notas fiscais das compras, mês a mês e anualmente.

Todos os dados relativos aos sorteios, como premiados, valores repassados aos ganhadores e instituições, bem como número de bilhetes gerados e os demais benefícios são disponibilizados no site do programa www.nota.mt.gov.br e no aplicativo Nota MT.

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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