MATO GROSSO
Onça-pintada que cresceu em fazenda e comia carne dentro de casa é devolvida à natureza; veja vídeos
MATO GROSSO
Marruá, onça-pintada macho, foi encontrada e criada por peões de uma fazenda do município de Cáceres no ano de 2020, após perder seus pais para as queimadas que assolaram o Pantanal naquele ano. O animal cresceu livre, bem cuiado, longe de cativeiro e sem maus-tratos. Entrava em casa, comia carne e saía para caçar sozinho.
Dois anos depois, nesta quarta-feira (2), os trabalhadores da fazenda acharam por bem solicitar resgate dos agentes do Juizado Volante Ambiental (Juvam), com intuito de devolver o felino ao seu habitat. A decisão da propriedade rural em devolver se deu pelo fato de que, mesmo manso e crescido em meio a cães e gatos da fazenda, Marruá é um animal selvagem.
Segundo agente do Juvam que comandou a ação, Daniel Silva, Marruá foi criada solta nos campos, recebeu de mamar, ficou solta na fazenda, “como se fosse um gato, ou um cachorro. Lá tinha muito mais gato, tinha cachorro e ela cresceu junto com eles”. Ainda conforme o militar, o felino entrava em casa, também comia carne e, às vezes, saía sozinho para caçar e depois retornava.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.