Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Operação da PRF resulta na apreensão de grande quantidade de drogas em carreta na BR-070 em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Nesta segunda-feira (01), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em patrulhamento na BR-070, nas proximidades do trevo de Santo Antônio, em Cuiabá, quando visualizaram uma carreta e decidiram fazer uma abordagem. O condutor não estava na carreta, pois estava em uma lanchonete próxima. A polícia solicitou a nota fiscal, que indicava um frete de pallet do Rio Branco, no Acre, até Cuiabá. Suspeitando da carga devido ao valor do frete, os policiais decidiram realizar uma revista minuciosa.

Ao verificar a cabine da carreta, encontraram um compartimento secreto no painel, onde havia entorpecentes. Também foram encontradas drogas com um passageiro. O caminhoneiro indicou a presença de mais drogas nos dois steps da carreta. Ao todo, foram apreendidos 153 kg de maconha, skank, pasta base de cocaína, cloridrato de cocaína e haxixe em gel.

O condutor informou às autoridades que já possui passagem criminal, mas que o caso foi resolvido. A equipe da PRF registrou a ocorrência e encaminhou para o CISC do Verdão, em Cuiabá, entregando agora para as autoridades policiais. A carreta tem placa de Curitiba.

Leia Também:  VÍDEO: Morador do Residencial Francisca Borba critica vizinhos por acúmulo de lixo em ponto de ônibus

A apreensão de drogas em carretas é uma realidade preocupante em diversas regiões do Brasil, e Mato Grosso não é exceção. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, o número de apreensões de drogas tem aumentado nos últimos anos, refletindo a intensificação do tráfico de entorpecentes pelas rodovias que cortam o estado. Em 2023, foram apreendidas mais de 3 toneladas de drogas em operações da PRF em Mato Grosso, um aumento significativo em relação ao ano anterior.

A apreensão dessas drogas representa um golpe significativo no tráfico de entorpecentes, evitando que toneladas de drogas cheguem às ruas e causem danos à saúde e à segurança da população. Além disso, a ação da PRF demonstra a eficiência das forças de segurança na identificação e combate ao tráfico de drogas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

A apreensão dessa grande quantidade de drogas em uma carreta na BR-070 em Cuiabá teve repercussão imediata na imprensa local e nas redes sociais, com muitos elogiando a ação da PRF e destacando a importância do trabalho das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas.

Leia Também:  Deputada de MT aponta misoginia e preconceito em fala de colega ao comparar mulheres com vacas
Operação da PRF resulta na apreensão de grande quantidade de drogas em carreta na BR-070 em Cuiabá

As autoridades policiais agora irão investigar a origem e o destino das drogas apreendidas, bem como identificar os responsáveis pelo transporte. A ação da PRF reforça a necessidade de intensificar a fiscalização nas rodovias para coibir o tráfico de drogas e garantir a segurança da população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Publicados

em

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

Leia Também:  MP afirma que ação do governador foi primordial para sucesso de operação contra crimes ambientais

O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

Leia Também:  Com estoque em alerta, MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado (27)

Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA