Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Pai do único mato-grossense no BBB responde na Justiça por crimes ambientais

Publicados

MATO GROSSO

Único representante de Mato Grosso no Big Brother Brasil, o fazendeiro Gustavo Benedeti é filho de Neodir Benedeti, 49, empresário do ramo madeireiro que responde na Justiça por ser suspeito de participar de um esquema de grilagem ocorrido em Marcelândia, em 2009. Denúncia contra Benedeti foi oferecida após investigação do Ministério Público, que elencou pontos da Operação “Louva-Deus”, deflagrada pela Polícia Civil naquele ano para apurar a prática de crimes ambientais. Procurada pela reportagem, a família de Benedeti afirmou que os atos do pai não estão ligados a Gustavo: “não iremos comentar o assunto”.

Benedeti surgiu na investigação em março de 2010, quando o MPE aditou acusação e incluiu seu nome na denúncia, imputando a ele crimes contra o patrimônio, além de violência e ameaça de destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente.
 
Consta do procedimento investigatório que na zona rural de Marcelândia, cinco denunciados, dentre eles Neodir, vulgo “Niki”, receberam, adquiriram e transportaram madeira sem a licença válida.
 
Segundo acusação, em 2009, na Fazenda Perin e Fazenda Nossa Sra. Aparecida, de Marcelândia, todos os denunciados furtaram, por várias vezes, mediante concurso de pessoas e com abuso de confiança, madeira das propriedades rurais.
 
Restou comprovado, conforme o MPE, que os denunciados adentravam em propriedades rurais, onde passavam a desmatar o local com intuito de extrair furtar madeira. Além disso, eles teriam participação decisiva para escoar toda a madeira ilegalmente extraída.
 
No interrogatório que embasou denúncia, Benedeti negou todas alegações imputadas contra ele, bem como negou conhecer os “irmãos Paraguai”, Claudio e Ademir Mendonza, supostos responsáveis pela extração ilegal de madeira. Neodir disse apenas os conhecer “de vista”.
 
Além da extração ilegal e furto de madeira, o grupo havia sido denunciado pelo MPE pelo crime de destruição da floresta. Adalto Quintino da Silva, juiz da Vara Única do município, porém, analisou que tal delito prescreveu em 2016. Com relação aos outros crimes, o processo segue.

Leia Também:  VÍDEO: lista dos contemplados com a "CNH Social" pode ser acessada no site da Secretaria de Assistência Social do Governo de Mato Grosso

OLHAR CONCEITO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: DIA DO FEIRANTE - Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Botelho, divulga vídeo nas redes sociais, lembrando que o seu "Primeiro Emprego" foi como feirante, em Cuiabá:

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA