MATO GROSSO
Parceira entre Fapemat e Sebrae fomenta bioeconomia e negócios inovadores na região amazônica
MATO GROSSO
A iniciativa visa fomentar a bioeconomia e promover o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
“O Inova Amazônia é uma estratégia inovadora que busca agregar valor aos negócios já existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico. A iniciativa está focada em apoiar empreendimentos que estejam alinhados com a preservação dos recursos naturais da região e que promovam soluções sustentáveis para o futuro”, destaca o presidente da Fapemat, Marcos de Sá.
A partir deste ano, o programa Inova Amazônia adotou novas estratégias para ampliar a qualidade e efetividade de sua atuação na aceleração de negócios inovadores da bioeconomia da região. Uma das principais mudanças é a divisão do programa em módulos independentes, cada um com objetivos específicos, voltados para diferentes níveis de maturidade empresarial do público-alvo.
O primeiro módulo, denominado “ideação”, é destinado a potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que possuem ideias inovadoras, mas ainda não as colocaram em prática. Neste estágio, os participantes receberão capacitação, orientação especializada de profissionais capacitados de todas as áreas do conhecimento, bem como o apoio na definição do modelo de negócio e validação do produto, com o objetivo de prepará-los para o lançamento no mercado. Além disso, o programa induzirá a formação de redes de contatos para o desenvolvimento dos negócios, facilitando a conexão entre empreendedores da região e de outras localidades.
O segundo módulo, chamado de “tração”, focará em negócios já formalizados e em operação, com o intuito de fortalecer suas atividades, impulsionar o ganho de mercado e prepará-los para escalabilidade, inclusive em âmbito internacional.
Premiação
A premiação será um dos destaques do Módulo Ideação, com até três projetos sendo contemplados em cada Estado-Base participante.
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 30 mil para o primeiro colocado, R$ 20 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro. Os valores dos prêmios estarão sujeitos à retenção de impostos e contribuições de acordo com a legislação vigente.
A seleção dos projetos premiados levará em consideração critérios como o potencial de inovação, o modelo de negócio, a evolução da proposta durante o programa, a escalabilidade, o impacto socioambiental, a composição da equipe e a participação nas atividades do programa.
O edital do Módulo Ideação está disponível para inscrições. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: inova.biomas@sebrae.com.br.
Impulso à bioeconomia
O programa Inova Amazônia, com seu enfoque em bioeconomia e sustentabilidade, reforça a importância de impulsionar ideias e negócios que contribuam para a preservação dos recursos naturais da Amazônia, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e a inovação na região.
“Esses programas, em parceria com instituições como a Fapemat, têm o potencial de fomentar a inovação e o empreendedorismo na região. Ao apoiar ideias e projetos inovadores, essas ações impulsionam a bioeconomia, que busca conciliar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade”, avaliou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec. Ele é coordenador da Diretoria Centro-Oeste do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, avaliou que “esses programas direcionados, que oferecem suporte e assessoria de profissionais capacitados, podem ser o catalisador necessário para impulsionar a economia do Estado, valorizando e transformando essas ideias em grandes negócios, beneficiando tanto os empreendedores quanto a economia local. Com o incentivo adequado e o apoio estratégico, a região tem a oportunidade de se tornar um polo de referência em inovação e bioeconomia, contribuindo para a conservação dos recursos naturais da Amazônia e promovendo o desenvolvimento sustentável”.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
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