Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Penitenciária Feminina recebe veículo adaptado para atendimento de mulheres grávidas e com deficiência

Publicados

MATO GROSSO

A Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, de Cuiabá, passou a contar com um veículo adaptado para atendimento especial de mulheres grávidas, com deficiência ou mulheres idosas privadas de liberdade. A entrega do veículo foi realizada na manhã desta quarta-feira (22.06) pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, à diretora da unidade, Maria Giselma Ferreira Silva.

O veículo Renault Logan foi adquirido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas (PNAMPE). A política estabelece diretrizes, metas e ações para fornecer a assistência a essas mulheres, por meio de ações de promoção à saúde, à educação e ao trabalho; assistência jurídica; atendimento psicológico; capacitação permanente de profissionais do sistema prisional feminino, entre outras.

“Este veículo é também uma forma de oferecermos mais dignidade a essas mulheres, uma vez que a maioria delas precisa de atendimento médico externo com maior frequência. Ao invés de elas serem transportadas como as demais, elas terão um transporte mais adequado à sua condição, seja de gravidez, algum tipo de deficiência ou pela idade”, explicou o secretário adjunto, Jean Gonçalves.

Leia Também:  Após MT reduzir ICMS, Energisa envia contas de luz mais baratas

A unidade feminina conta atualmente com 230 recuperandas e existe demanda para a utilização do novo veículo, já que, de acordo com a diretora da unidade, há duas presas grávidas, uma cadeirante e quatro idosas. Maria Giselma comemorou a entrega e definiu como “mais uma conquista”, tanto das mulheres privadas de liberdade, quanto dos servidores envolvidos.

“Estamos muito felizes, porque essa é mais uma conquista de nossa unidade, que é a maior unidade feminina de Mato Grosso. Saber que poderemos oferecer um tratamento mais digno a essas mulheres que precisam, me deixa especialmente feliz”, disse a diretora da penitenciária.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sorriso conquista ouro no futsal e handebol na 1ª etapa dos Jogos Mato-grossenses

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA