MATO GROSSO
Personalidades políticas e lideranças agradecem à primeira-dama de MT pela atuação com associações de bairros do Estado
MATO GROSSO
Nesta quarta-feira (07.06), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes acompanhada do governador Mauro Mendes, participou do Encontro Regional do Programa SER Família Comunitário, organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários. O evento no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, reuniu mais de 1000 líderes e presidentes de Associação de Bairros de Cuiabá, Várzea Grande e municípios do interior do Estado.

Com a finalidade de integrar e aproximar as lideranças comunitárias ao Governo do Estado, a mobilização também promoveu palestras motivacionais e ainda ofereceu uma palestra especial sobre o SER Família Capacita, projetado pela primeira-dama Virginia Mendes, com o diretor regional do Senai, Carlos Braguini, que teve como tema “Motivar o líder à capacitação”. A programação também contou com a palestra do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) com o assessor parlamentar, Carlos Brito, que representou o conselheiro Guilherme Malouf.

“Esse encontro é muito importante, porque a proximidade do Governo do Estado com os líderes comunitários é fundamental para que os resultados cheguem até a população. São eles, voluntários das comunidades que estão diretamente ligados a tudo o que acontece. Este dia confirma o espaço, vez e voz de homens e mulheres que estão à disposição da população”, destacou Virginia Mendes.

A primeira-dama de MT agradeceu à equipe de organização do evento. “De coração agradeço ao secretário adjunto de Assuntos Comunitários Édio Martins pela habilidade com que ele tem desempenhado sua função, à secretária Grasi Bugalho e toda a equipe da Setasc, minha equipe na Unaf. Especialmente a cada liderança presente, pessoas que vieram de longe, nossa gratidão”.

O governador Mauro Mendes falou da satisfação de ver o alinhamento da Setasc com as lideranças comunitárias. “Fico feliz de saber que a Setasc, através da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários, tem estabelecido uma boa relação com os líderes comunitários. Temos boas parcerias com os presidentes de bairros, principalmente na área social, com a secretária Grasielle que conta com o apoio integral da Virginia, que começa a retomar suas atividades depois de um longo período afastada por motivos de saúde, e logo ela estará participando com vocês das agendas e entregas”.

Joziani Campos, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso (Arvend) de Várzea Grande, falou sobre a motivação que a primeira-dama do Estado representa. “A primeira-dama Virginia Mendes é uma inspiração para todas nós, particularmente me inspiro no empoderamento feminino dela, e através do trabalho que ela tem desenvolvido temos conquistado cada vez mais espaço, especialmente com aquelas mulheres que estão na ponta, onde muitas não têm acesso e nem informação. E aqui temos a chance de receber um conteúdo de informação para levar para nossas guerreiras, levando a motivação e mostrando que elas podem chegar onde quiserem”.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, lembrou a presença do Governo do Estado em todas as áreas e o fortalecimento das ações sociais através do trabalho da primeira-dama do Estado.
“Esse é um Governo que tem trabalhado em todas as áreas e com atenção especial pelo movimento comunitário. Sou prova disso porque participo sempre que possível das agendas sociais com a primeira-dama Virginia Mendes. As ações sociais da primeira-dama do Estado nos municípios atendem diretamente às comunidades em todo Mato Grosso”.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Altos de Cuiabá, Valdemir Gonçalves, destacou a atuação da primeira-dama do Estado nas comunidades. “O trabalho da dona Virginia Mendes é um feito muito grande para as associações de bairro de todo Estado de Mato Grosso. Nos últimos anos ela vem desenvolvendo ações importantes em prol dos menos favorecidos. Neste evento estamos tendo a oportunidade de saber um pouco mais sobre o SER Família Capacita, um programa idealizado por ela, que chega em ótima hora”

O representante da comunidade Córrego do Ouro, Nadir Moreira, que atua na Agricultura Familiar na zona rural São Vicente, localizada em Santo Antônio de Leverger, destacou a assistência da primeira-dama Virginia Mendes. “Passamos por período difícil na pandemia e a dona Virginia intercedeu por nós junto ao Governo e fomos contemplados com mais de 900 cestas básicas, uma época em que estávamos em dificuldade porque perdemos o poder de venda, e ela chegou junto a nós dando suporte”, contou.
“Se existe alguém que sabe o que acontece em cada bairro, em cada cidade é o líder comunitário, e que bom que nós temos uma primeira-dama de Estado perto deles com o olhar sensível, sempre vigilante, parceira e atenta às ações sociais para que os resultados cheguem aos que mais precisam”, ressaltou a senadora Margareth Buzetti.

O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Barra do Garças, José Neto, pontuou os avanços frutos da atenção que têm recebido.
”Estamos honrados por participar deste grande evento e tenho certeza que vou levar para minha comunidade e também para outras associações do meu município o que o nosso governador do Estado e nossa primeira-dama têm a oferecer para nossa classe. O Governo do Estado e a nossa querida primeira-dama Virginia estão de parabéns. Esse é um Governo que trabalha para todos indiferente de classe social, ele atende do pequeno ao grande”, pontuou.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO14 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO16 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura