MATO GROSSO
PF prende ex-secretário em sede da Cervejaria Cuyabana por desvio de dinheiro na Saúde
MATO GROSSO
Na manhã desta quinta-feira (28), o ex-secretário de Saúde, Célio Rodrigues, foi um dos presos na segunda fase da ‘Operação Curare’ realizada pela Polícia Federal. Célio também foi alvo na primeira fase da ação, inclusive foi alvo de busca e apreensão na primeira fase da ação em relação a fraudes, contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos a título “indenizatório”, todos eles sem licitações.
Célio foi preso nessa manhã em um condomínio de Cuiabá, também foi revelado que outras duas pessoas estão sendo procuradas para responder contra os crimes, sendo um em Cuiabá e outro em Curitiba, em Paraná.
Em Curitiba, foi preso o empresário Paulo Roberto de Souza Jamur, que seria sócio de Célio. O outro alvo de Cuiabá segue foragido e ainda não teve a identidade revelada.
A sede da Cervejaria Cuyabana, localizada no bairro 23 de setembro, em Várzea Grande, é um dos alvos da ação de hoje. Imagens feitas na sede da empresa mostram cinco agentes entrando nas dependências.
A primeira fase da operação Curare ocorreu com apoio do Denasus (Ministério da Saúde) e visa desarticular uma organização criminosa investigada pelo envolvimento em fraudes a contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos a título “indenizatório”, em ambos os casos sem licitação.
O nome da operação policial, curare, remete a substâncias tóxicas que produzem asfixia pela ação paralisante do sistema respiratório, cuja origem é associada ao conhecimento tradicional indígena. Na medicina, fármacos curarizantes são empregados em unidades de terapia intensiva, auxiliando o procedimento de intubação.
FONTE/ IMAGENS: Rogério Florentino / Olhar Direto
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.