Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PGE elabora cartilha para orientar servidores públicos estaduais sobre as vedações eleitorais

Publicados

MATO GROSSO


A Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso (PGE-MT) elaborou uma cartilha com orientações aos servidores públicos estaduais sobre as vedações no contexto das eleições de 2022.

O procurador-geral do Estado, Francisco de Assis Lopes, explica que a cartilha eleitoral visa orientar todos os servidores públicos, sejam eles efetivos, comissionados, contratados, estagiários ou terceirizados, ou seja, qualquer pessoa que desempenhe alguma atividade pública.

“Conforme o governador nos solicitou, o objetivo da cartilha é orientar todos os servidores públicos sobre as condutas vedadas neste ano de 2022. E essas vedações se aplicam, independentemente, de o governador ser ou não candidato à reeleição. Ainda que ele não seja candidato, existem inúmeras condutas que são vedadas aos agentes públicos nesse ano”.

As eleições gerais de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, para a escolha de presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro de 2022.

Conforme destacado na cartilha, os comportamentos legalmente proibidos configuram as chamadas condutas vedadas. Entre elas está a cessão ou uso de bens públicos, uso de materiais ou serviços; cessão de servidor ou empregado público; distribuição gratuita de bens e serviço de caráter social; nomeação, contratação ou demissão de servidor público; transferência voluntária de recursos; propaganda de produtos e serviços; pronunciamento em rádio ou televisão; despesas com publicidade; revisão geral de remuneração; contratações de shows artísticos; e inauguração de obras públicas.

Leia Também:  VÍDEO: Equipamentos modernos, produtos de qualidade, rapidez no atendimento e eficiência na prestação do serviço. É o que você encontra na @casadaslentescba no Shopping Popular de Cuiabá.

O descumprimento de tais vedações podem resultar na cassação do registro de candidatura; responsabilização por abuso de poder político ou improbidade administrativa; e aplicação de multa no valor de até R$ 109 mil reais.

Tais dispositivos legais têm por objetivo promover o tratamento igualitário entre concorrentes do pleito eleitoral, proibindo a utilização da máquina pública em prol de candidatos que tenham alguma ligação com atividades públicas em sentido amplo.

Veja a cartilha aqui.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Empresária lança em Cuiabá e-book para formar líderes femininas no mercado corporativo

Publicados

em

Vanessa de Araujo diretora do Grupo OTG

A empresária Vanessa de Araújo acaba de lançar seu primeiro e-book voltado para mulheres que desejam se destacar em posições de liderança no mercado corporativo. A obra, fruto de anos de experiência, traz dicas práticas, visão estratégica e lições sobre como equilibrar trabalho, família e crescimento profissional sem abrir mão da excelência.

Vanessa afirma que a ideia do e-book surgiu ao observar o cenário que enfrentou ao longo da sua trajetória. “Hoje eu, como mulher, mãe e cristã, atuo em um ambiente predominantemente masculino. Vejo que muitas mulheres acabam se anulando pela falta de posicionamento. Meu objetivo com o e-book é compartilhar as estratégias que me trouxeram até aqui”, explica.

Empreendedora desde a adolescência, Vanessa começou sua jornada aos 17 anos vendendo bijuterias, óculos e até frango assado na calçada de casa, no Rio de Janeiro. Essa mentalidade empreendedora a acompanhou ao longo da vida, mesmo diante de desafios pessoais e profissionais. Durante a pandemia, ela e o marido enfrentaram dificuldades financeiras, mas foi justamente nesse período que surgiu a oportunidade de se mudar para Cuiabá e apostar em um novo projeto.

Leia Também:  Inauguração do Ambulatório de Atenção à Transexualidade em MT: Virginia Mendes Destaca Inclusão e Respeito ao Atendimento da Comunidade LGBTQIAPN+

Na capital mato-grossense, ela assumiu a gestão de uma empresa que, na época, contava com apenas oito colaboradores. Com visão de liderança e foco em cultura organizacional, Vanessa ajudou a expandir o time para mais de 200 funcionários, ocupando hoje o cargo de diretora de operações.

“Quando você lidera oito pessoas, você gerencia tarefas. Quando lidera 200, você precisa cuidar da missão, da visão e dos valores da empresa”, conta. Essa experiência real de crescimento em um mercado exigente se reflete diretamente nos ensinamentos que ela apresenta em seu e-book.

Imagem: via Instagram - Vanessa de Araújo é CEO da Agência Fluma e Diretora Geral do Grupo OTG

Imagem: via Instagram – Vanessa de Araújo é CEO da Agência Fluma e Diretora Geral do Grupo OTG

Além do lançamento, Vanessa também planeja projetos futuros, como imersões presenciais para formação de líderes femininas e mentorias voltadas a mulheres que desejam crescer e se posicionar com autoridade no ambiente empresarial. “Ser inevitável é a chave: quando você entrega excelência, seu sucesso fala mais alto do que qualquer barreira cultural”, afirma.

Com o e-book, Vanessa de Araújo reforça sua missão de inspirar mulheres a se tornarem líderes estratégicas, seguras e preparadas para ocupar espaço no mundo corporativo, independentemente dos desafios.

Leia Também:  Cattani diz que Maysa não ligou lhe pedindo para remover video e o ofendeu na tribuna da Câmara

Para acompanhar mais sobre o trabalho de Vanessa de Araújo, acesse seu e-book exclusivo e siga seu perfil no Instagram @vanessadearaujom 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA