4 de Maio de 2025
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Plataforma Mais Inglês desenvolvida em MT vira tese de mestrado da Universidade de Harvard nos Estados Unidos

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A Universidade de Harvard, uma das instituições de ensino superior mais renomadas dos Estados Unidos, está realizando uma pesquisa em Mato Grosso sobre a Plataforma Mais Inglês, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) desde 2022 nos Chromebooks para estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os pesquisadores Hari Sivasubramaniapandian e Barkha Tripathi têm como objetivo analisar o uso da tecnologia educacional na aprendizagem personalizada e adaptativa, com o uso da plataforma, e verificar os resultados em larga escala.

O Mais Inglês é uma das 130 ações que fazem parte das 30 políticas do Plano EducAção 10 Anos e tem como objetivo promover o ensino da língua inglesa nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Nessa plataforma, os estudantes têm acesso a conteúdos interativos e personalizados, adaptados ao seu nível de conhecimento e ritmo de aprendizagem. Também oferece recursos como jogos, vídeos e exercícios, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente.

Além disso, é uma ferramenta educacional inovadora que auxilia estudantes com transtorno de aprendizagem do neurodesenvolvimento e está entre as medidas de inclusão adotadas pela Seduc.

Equipada com um conjunto abrangente de características adaptadas às necessidades de aprendizagem, o Mais Inglês MT se destaca em várias frentes com sistema de reconhecimento de voz, ajuste de fontes, funcionalidade de áudio acompanhante, controle de velocidade de áudio, além de corretores ortográficos e gramaticais que auxiliam na correção de erros comuns.

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O interesse de Harvard pela pesquisa demonstra o reconhecimento internacional da relevância do Mais Inglês e do potencial da tecnologia educacional para promover uma educação de qualidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou que esse reconhecimento mostra que a Seduc está no caminho certo para alcançar a meta de estar entre as cinco melhores redes públicas até 2032, conforme determina o Plano EducAção 10 Anos.

Segundo ele, a pesquisa dos mestrandos de Harvard será de grande importância para o Programa Mais Inglês, pois, fornecerá subsídios para aprimorar a eficácia do métido e contribuir para a melhoria da educação pública. Através da análise dos dados de engajamento e progressão dos estudantes, bem como das entrevistas com os envolvidos no programa, os pesquisadores poderão avaliar os resultados alcançados e identificar o potencial que poderá levar o Mais Inglês para outros estados e até países.

O secretário destacou que os desdobramentos do Mais Inglês vão além da sala de aula, e que o programa agrega resultados a outras ações da Seduc, como o Intercâmbio MT no Mundo e o Jovens Embaixadores. O intercâmbio, iniciado em 2022 permitiu que um grupo de 100 estudantes, além de professores de Língua Inglesa, passassem 21 dias na Inglaterra praticando o idioma e participando de atividades educacionais e culturais. Isso proporciona uma imersão de grande impacto nos estudos e na abertura de novos horizontes na vida dos estudantes.

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O programa Jovens Embaixadores MT, realizado em parceria entre a Seduc e a Secretaria Casa Civil, promove a formação de estudantes representantes das 14 diretorias regionais de educação para atuarem como embaixadores, recepcionando e auxiliando delegações internacionais, além de receberem treinamento para tradução e interpretação. Os jovens também participam de eventos realizados no Palácio Paiaguás, sede do Poder Executivo, e campanhas de divulgação das ações institucionais do Governo do Estado.

Política educacional

A Política de Línguas Estrangeiras da Seduc contempla o ensino de Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental, formação continuada dos professores de Língua Inglesa e Língua Espanhola; material didático, paradidático e complementares; implementação das escolas vocacionadas às línguas estrangeiras, programa Jovens Embaixadores MT e o Programa MT no Mundo.

“Com todos esses recursos, garantimos que cada estudante tenha uma experiência adaptada às suas necessidades individuais. Desde que a Seduc implantou a plataforma, a sala de aula nunca mais foi tratada da mesma forma como se todos fossem iguais. Esta inclusão é uma realidade transformadora na rede Estadual de Ensino”, afirma o gestor educacional de Políticas Públicas de Línguas Estrangeiras da Seduc-MT, Bruno Seolin.

Fonte: Governo MT – MT

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Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

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Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.

Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.

“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.

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Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.

Tendências de consumo

Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.

De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.

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Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.

O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.

Dados do levantamento

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

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