Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia Civil esclarece 87,7% de desaparecimentos registrados em Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

MATO GROSSO

Em 2024, o Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil da região metropolitana fez um trabalho notável ao localizar 468 pessoas que estavam desaparecidas. Entre 1º de janeiro e 20 de agosto, foram registrados 533 casos de desaparecimento, envolvendo homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Deste total, 450 vítimas foram encontradas com vida, enquanto 18 foram localizadas em óbito, representando uma taxa de resolução de 87,8%.

O trabalho do Núcleo começa imediatamente após o registro da ocorrência. Não há um prazo específico para a denúncia; a equipe atua assim que a vítima é considerada fora do padrão de seus hábitos normais. As investigações incluem a coleta de informações de familiares e amigos, além de buscas em redes sociais e outros meios eletrônicos. O setor também realiza contatos com hospitais, unidades de saúde, casas de abrigo e outros órgãos relevantes. Entre os desaparecidos, a maioria são homens adultos, e os casos geralmente se devem a decisões voluntárias de se ausentar, embora 17 casos estejam ligados a organizações criminosas.

Leia Também:  Mulher trans é sentenciada a 12 anos de prisão por homicídio de homem em situação de rua

Além disso, a campanha nacional de coleta de DNA do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que ocorrerá entre 26 e 30 de agosto, visa ajudar na identificação de pessoas desaparecidas por meio do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). A coleta de material genético é voluntária, indolor e realizada por meio de um cotonete na bochecha. Para mais informações sobre a mobilização, os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Pessoas Desaparecidas pelos telefones (65) 3613-8777 e (65) 98173-0565.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: "Playboy" tomou umas e decidiu exibir suas "Habilidades" no comando de uma "Caminhonetona"

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA