Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia Militar forma mais de 350 alunos no 12º Estágio de Aperfeiçoamento de Praças

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta terça-feira (25.07), o encerramento do 12º Estágio de Aperfeiçoamento de Praças. A solenidade ocorreu durante reinauguração do auditório do Quartel do Comando Geral. Participaram do curso 356 policiais militares, sendo 44 no Estágio de Atualização de Sargentos (EAS), 288 no Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS) e 24 no Estágio de Qualificação de Cabos (EQC).

O comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, explicou que durante o estágio os alunos aprenderam sobre temas como direito penal militar e processual penal militar, direito administrativo, liderança, termo circunstanciado de ocorrência, procedimento operacional padrão, entre outros.

“O que marcou o estágio foi a troca de experiências e a superação dos militares vindos de diversas regiões do nosso Estado. O curso durou dois meses e a teoria foi aliada à prática. A principal função é aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos policiais militares. Um degrau que os elevará à próxima graduação em setembro deste ano”.

Leia Também:  Vai um docinho aí? O Boticário apresenta Cuide-se Bem Chocolatudo, uma nova versão mais doce e divertida da famosa linha Deleite

O comandante-geral da PM, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a formação agrega conhecimentos que trazem segurança jurídica e física ao policial durante a execução da atividade policial e que a Polícia Militar é uma das instituições de segurança pública que mais investe na capacitação dos agentes da segurança.

“Esse é mais um curso concluído com sucesso da nossa instituição, que preza por disciplina e que investe em conhecimento. Tenho orgulho de falar que a Polícia Militar de Mato Grosso é uma das mais preparadas do país e isso reflete diretamente no bom atendimento ao cidadão que está na ponta. A Esfap, novamente, cumprindo com mais uma missão de forma excelente”, discursou.

Na solenidade, também houve a reinauguração do auditório do Quartel do Comando Geral. O espaço comporta até 300 pessoas e passou por pintura, reforma do teto, dos banheiros, e recebeu novas cadeiras e instalações hidráulicas e elétricas. Além disso, conta com um novo painel e comporta o estúdio do podcast da PM, o PMCast.

Leia Também:  Seplag realiza live sobre políticas públicas com foco na satisfação do cidadão

“Hoje estamos inaugurando nosso auditório para receber vocês da melhor forma possível. Um ambiente que temos orgulho em reinaugurar com uma nova estrutura, cadeiras, com estúdio do nosso podcast. Esse lugar é de todos os policiais militares, de todas as unidades e de qualquer município do estado. O espaço foi reformado com recursos em parceria do Poder Judiciário e próprios da instituição”, finalizou o comandante-geral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Canarana recebeu R$ 45,5 milhões em ações e obras do Governo de MT

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA