MATO GROSSO
Polícia Militar prende dois homens e recupera 15 bicicletas furtadas em Várzea Grande
MATO GROSSO
Policiais militares do 4º Batalhão prenderam dois homens, de 25 e 59 anos, pelos crimes de furto e receptação, na tarde desta sexta-feira (14.07), em Várzea Grande. Na ação, foram recuperadas 15 bicicletas furtadas que eram comercializadas em uma bicicletaria, no bairro Ponte Nova.
Conforme o boletim de ocorrência, uma funcionária de um supermercado denunciou o furto de sua bicicleta no estacionamento de seu trabalho, por volta de 15h30. Os policiais foram ao local, recolheram imagens de câmeras de segurança e viram a ação do suspeito, identificando que o homem já teria cometido outros furtos de bicicletas no local.
Em diligências, a PM encontrou o suspeito com a mesma roupa vista nas câmeras e com a bicicleta da vítima, transitando pelo bairro Ponte Nova. Questionado, o homem confessou o furto e disse que cometia os crimes para ter dinheiro para comprar entorpecentes.
O suspeito disse ainda que furtou mais bicicletas no mesmo supermercado e que as vendia por cerca de R$ 100,00 para o dono de uma bicicletaria. O criminoso também afirmou que o proprietário do estabelecimento sabia da procedência dos produtos e indicou o endereço para os militares.
No local, a equipe do 4º BPM abordou o proprietário da bicicletaria e, durante buscas, localizou algumas bicicletas reconhecidas em vídeos das câmeras de segurança. O primeiro suspeito detido também indicou algumas bicicletas que teria furtado em um outro supermercado.
Ao todo, 14 bicicletas furtadas foram identificadas e os dois suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Várzea Grande para registro da ocorrência e demais providências.
Os policiais do 4º Batalhão entraram em contato com as vítimas dos furtos e aguardam os proprietários para fazerem a recuperação das bicicletas.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.