MATO GROSSO
Polícia Militar reúne mais de três mil atletas na 24ª Corrida Homens do Mato em Cuiabá
MATO GROSSO
Prova teve como tema a luta contra o feminicídio, por meio da campanha “Juntos, somos a voz de quem precisa de ajuda”
A Polícia Militar de Mato Grosso reuniu mais de três mil atletas durante a 24ª Corrida Homens do Mato, na manhã deste domingo (17.11), em Cuiabá. A competição, que teve largada e chegada a sede do Quartel do Comando Geral teve como tema a luta contra o feminicídio, por meio da campanha “Juntos, somos a voz de quem precisa de ajuda”.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou toda a organização do evento, destacando o apoio do tema do combate à violência doméstica. A primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, foi nomeada como a madrinha da 24ª Corrida Homens do Mato, pelos excelentes serviços prestados à assistência social em todo o Estado.
A primeira-dama do Estado teve uma grande sacada ao trazer um tema de combate ao feminicídio, para que homens e mulheres pudessem denunciar esse crime tão violento na nossa sociedade, que ocorre dentro de casa. Precisamos apoiar as mulheres para denunciarem esses crimes e principalmente buscar ajuda. Nosso Estado possui todos os meios para garantia do direito e preservação da vida das mulheres”, afirmou o comandante-geral.
De acordo com o coronel Mendes, a corrida Homens do Mato é um dos eventos mais esperados do calendário esportivo em Mato Grosso, pois é uma oportunidade de integrar a sociedade com a Polícia Militar.
“A corrida Homens do Mato é uma das maiores corridas de Mato Grosso e muito aguardada no nosso calendário esportivo. O esporte traz auto estima, mais vigor físico e queremos aproximar a Polícia Militar com a sociedade, que é uma grande parceira na garantia da ordem e segurança. A corrida já é um sucesso. O que mais importa é essa integração, união de esforços das pessoas para com a nossa instituição”, destacou.
A gerente de Setor Financeiro, Sandra Rosa, de 38 anos, foi a primeira colocada no trajeto de cinco quilômetros. Ela comentou que um dos maiores desafios durante o percurso foi a subida. “O trajeto foi um pouco de subida, mas foi muito bom. Boa organização, muitos pontos de água, tudo tranquilo. Gostei muito do evento e já estou na expectativa para o próximo ano”.
A empresária Gabriela Fagundes, de 50 anos, também enalteceu a organização do evento. “A prova foi maravilhosa, sem erros, água suficiente para todo mundo. Foi tudo muito perfeito. A Polícia Militar está de parabéns pela organização”,
O engenheiro civil Vinicius Mesquita, de 50 anos, comemorou o percurso da prova e com o clima bastante favorável. “Eu achei a prova fantástica, um percurso desafiador, o clima estava legal. Foi muito bom mesmo. Mais uma vez a Polícia Militar fazendo excelente trabalho e promovendo um evento muito organizado para toda família.
Corrida Homens do Mato Kids
Na tarde deste sábado (16.11), foi realizada a corrida Homens do Mato Kids, que contou com mais de 200 atletas mirins. No evento, diversas unidades especializadas da Polícia Militar como a Cavalaria, Bope, Batalhão Ambiental, Força Tática, Rotam e Raio expuseram um pouco da rotina e dos equipamentos realizados durante o patrulhamento tático e ostensivo. Durante o percurso, repleto de desafios, as crianças puderam passar por rampas, pistas de pneus, se rastejaram na terra, com muita alegria e diversão.
Percurso
A largada e chegada ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça no CPA I. O percurso de cinco quilômetros seguiu pela avenida, passando pelo Fórum da Capital até o retorno na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes.
Já o percurso de dez quilômetros também seguiu pela avenida, passando pelo Fórum da Capital, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a sede da Justiça do Trabalho, seguindo pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro, Rua G até o Quartel do Comando Geral. Houve postos de hidratação e apoio médico a cada 2,5 quilômetros, bem como na chegada e largada da corrida dando total apoio aos competidores.


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Sintap-MT enaltece atuação dos servidores do INDEA-MT em conquista histórica: Mato Grosso é declarado livre de febre aftosa sem vacinação
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”
-
CUIABÁ2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Delegado matogrossense expôs MC e deu início a movimento que culminou em sua prisão
-
ARTIGOS2 dias atrás
Por que seu cabelo está caindo – e o que fazer a respeito
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Acrismat e AgriHub iniciam Projeto Sementes da Inovação edição suinocultura
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Em meio a preços abusivos, pizzaria de Cuiabá cria campanha de Dia dos Namorados acessível e deliciosa
-
MATO GROSSO1 dia atrás
MCDIA FELIZ: Saiba como comprar os tíquetes antecipados e ajudar a AACCMT