MATO GROSSO
Ponto de Wi-Fi livre entregue pelo Governo de MT oferece conexão de qualidade em Chapada dos Guimarães
MATO GROSSO
O Projeto Infovia MT é uma realização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). A iniciativa tem como meta integrar mais de 2.300 unidades de prestação de serviços públicos até o fim deste ano, oferecendo Wi-Fi livre em todos os municípios do Estado de Mato Grosso, facilitando o acesso da população aos diversos serviços estaduais.
O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou a importância do acesso à tecnologia como política pública implantada pelo Governo.
“Essa é mais uma entrega importante para a população, fruto da boa gestão dos recursos públicos. Ao consolidar um contrato unificado de link de internet para todo estado, buscamos a eficiência operacional, eliminando redundâncias e otimizando os custos associados a serviços de conectividade, bem como trazendo mais inovação”, pontuou.
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, agradeceu o Governo de Mato Grosso pela implantação da rede Wi-Fi livre.
“Agradeço o governador Mauro Mendes e todo o seu staff. Há 40 anos eu coloquei o telefone no distrito e falei para a população que eu ia falar com a minha mãe e falar com o mundo. Demoraram a acreditar que era possível falar com o mundo. A comunicação é importantíssima. E esse projeto é um exemplo do compromisso que o governo e os servidores do estado têm com Chapada dos Guimarães”.
O projeto busca oferecer internet acessível à população.
“O Infovia MT visa facilitar o acesso do cidadão a diversos serviços públicos digitais, informação, plataformas de estudo e muito mais. Estamos trabalhando em uma Agenda Estratégica Digital para termos um Estado cada vez mais moderno, inclusivo, transparente, inovador e eficiente, que é a palavra que guia todo o nosso trabalho”, afirmou o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão.
Esse projeto é um pilar fundamental para alcançar os objetivos delineados na Agenda Estratégica Digital de Mato Grosso (Decreto 338/23), que inclui a modernização e o aumento da eficiência da administração pública.
O Infovia MT não só apoia esses objetivos imediatos, mas também estabelece as bases para um futuro mais digital e interativo no estado, alinhando-se com os princípios de governo digital, inovação e participação cidadã.
O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Felipe Wellaton, falou do benefício da conexão com internet gratuita e de qualidade para o turismo.
“Vamos viver o turismo agora conectado. Conectados, vocês poderão acessar informações sobre as cachoeiras, restaurantes e os paredões. Acabamos de ser premiados como um dos melhores observatórios do Brasil, para fazer um programa de posicionamento no Google dos nossos empresários, para facilitar a busca. E agora, temos Wi-Fi para facilitar essa busca”, destacou Wellaton.
Essa conectividade em Chapada dos Guimarães é um marco significativo para o turismo e o acesso à informação, impulsionando o desenvolvimento local e oferecendo aos visitantes e moradores uma experiência digital aprimorada.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.