Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Prefeito no Nortão decreta situação de emergência devido às chuvas

Publicados

MATO GROSSO

O prefeito Carlos Sirena decretou situação de emergência em Juara (300 quilômetros de Sinop), devido às fortes chuvas que vêm atingindo o município desde novembro do ano passado. O decreto tem validade de 180 dias.

No documento, Sirena aponta que as chuvas causaram a destruição de estradas, pontes e bueiros, “provocando alagamentos, e consequentemente a obstrução de rodovias municipais devido a atoleiros e erosões”. O prefeito também citou que Juara “sofre os efeitos das chuvas intensas, e causa grandes prejuízos econômicos, tanto públicos, quanto privados, à população urbana, rural e indígena, esgotando a capacidade de resposta e mitigação do poder público municipal junto a sociedade juarense”.

O gestor ainda justificou que o município possui aproximadamente 4 mil quilômetros de rodovias e estradas não pavimentadas e que, além do centro urbano, tem assentamentos e comunidades indígenas, “que são interligadas entre si por longas estradas vicinais, totalizando população estimada de 8.300 habitantes afetadas diretamente pelo evento danoso”. Para o prefeito, “as consequências desses fatos desastrosos poderão resultar em danos humanos, materiais e ambientais e prejuízos econômicos sociais”.

Leia Também:  Polícia Civil indicia três indígenas por uso de verbas públicas destinadas à merenda escolar

O decreto é uma forma de buscar recursos junto ao Estado e ao governo federal para reconstruir os danos sofridos. A situação de emergência precisa ser reconhecida nos âmbitos estadual e federal para que os recursos sejam enviados.

Por causa do estado de calamidade, a prefeitura pode realizar compras emergenciais sem licitação, assim como realizar evacuações e também desapropriações nos casos de maior risco.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Vereador diz que escândalos podem afastar Emanuel e pede à cuiabanos que observem a Câmara

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA