MATO GROSSO
PREFEITURA REALIZA 15º ENCONTRO DAS MULHERES RURAIS DE CHAPADA DOS GUIMARÃES
MATO GROSSO
As secretarias municipais de Agricultura Familiar e Assistência Social realizam na próxima sexta-feira (24), no Salão Paroquial, no Centro, o 15º Encontro das Mulheres Rurais de Chapada dos Guimarães.
O evento tem por objetivo realizar reflexões sobre a situação da mulher na família e sociedade, visando valorizar o trabalho realizado pelas mulheres rurais, fazendo atividades recreativas e de relaxamento, bem como, discutindo temas relacionados ao dia-a-dia da mulher.
O evento terá como público-alvo 200 mulheres agricultoras e quilombolas de 42 comunidades e assentamentos rurais. Além de técnicos que atuam na Empaer – MT, Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Assistência Social, entre outras.
As mulheres convidadas participarão da palestra “Influência da Tecnologia na Cultura da Mulher Rural”, com Kátia Arruda; apresentações artísticas; desfile da Rainha Rural Chapadense; além da feira dos produtos da agricultura familiar.
O evento conta com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, Sicredi, Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada dos Guimarães e o comércio local.
Programação:
7h – 8h20 – Café da manhã, inscrição e entrega de material
8h20 – 9h40 – Abertura, com apresentações artísticas
9h40-10h – Informes
10h – 11h20 – Palestra: “A influência da Tecnologia na Cultura da Mulher Rural”, com Kátia Arruda
11h20 – 11h45 – Apresentação cultural
11h45 – 12h – Informes
12h – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h – Apresentação artística
14h – 15h45 – Desfile “Rainha Rural Chapadense”, apresentação cultural, avaliação e lanche.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.