Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Professores deverão orientar alunos sobre prova que avaliará ensino

Publicados

MATO GROSSO

Coordenadores e assessores pedagógicos da rede estadual de educação estão recebendo as orientações para aplicação da Avaliação Diagnóstica do Ensino Estadual de Mato Grosso.  A prova acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês, em 469 escolas urbanas, 12 de campo e duas unidades quilombolas, envolvendo 163.240 estudantes. A orientação é desenvolver atividades até a data da avaliação para manter os alunos tranquilos e familiarizados com o formato da prova. A iniciativa foi lançada pelo Governo do Estado no dia 10 deste mês, no programa Avalia-MT.

“É uma ação estratégica do Governo do Estado, que será desencadeada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes. Mas contamos com a responsabilidade do assessor pedagógico e coordenadores para acompanhar e garantir a qualidade e a segurança do processo avaliativo”, destacou Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, assessor de política de pós-graduação e pesquisa educacional, da Seduc e coordenador da ação em Mato Grosso.

Leia Também:  Águas Cuiabá realiza manutenção em rede de abastecimento e alerta para possível desabastecimento em bairro

Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática e no caso dos quilombolas e da educação no campo, também um questionário socioeconômico. Para deixar os alunos tranquilos, a orientação é de que os professores desenvolvam atividades semelhantes as avaliações conhecidas, como a Prova Brasil, por exemplo, nesses dias que antecedem a prova.

Na Escola Estadual Senador Azeredo, em Cuiabá, os professores encabeçaram a ideia e estão explicando a dinâmica do conteúdo, orientando os alunos com modelos similares à Avaliação Nacional da Alfabetização e Prova Brasil, para que se identifiquem com a avaliação e encarem com naturalidade a Avaliação Diagnóstica do Ensino Estadual de Mato Grosso, no final do mês. Eles também estão se adaptando a responder por meio de gabarito.

“No começo os professores estranharam a aplicação da avaliação em Mato Grosso, tendo em vista que existem avaliações nacionais que dão um norte sobre o nível dos estudantes. Mas os profissionais compreenderam a importância da iniciativa para que medidas sejam tomadas de acordo com a realidade da escola. Assim, estão ajudando os alunos”, frisou Geander Franco de Araújo, coordenador pedagógico do período vespertino na Escola Senador Azeredo.

Leia Também:  Mato-grossenses retornam com 29 medalhas da edição nacional nas Paralimpíadas Escolares em SP

Participarão da prova alunos do 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º do Ensino Médio.

Diagnóstico

A avaliação educacional visa produzir informações sobre determinada realidade e está diretamente relacionada ao cotidiano das ações educativas na escola. Os professores estão acostumados a aferir o aprendizado dos alunos através de diversos instrumentos, como observações, registros e provas. E assim indicam o que precisa ser feito para que os objetivos dos processos de ensino e aprendizagem sejam concretizados nas ações pedagógicas.

Nesse sentido, segundo Kapitango, a Adepe-MT tem por finalidade, a partir das informações produzidas, que ações mais consistentes e condizentes com a oferta de uma educação de qualidade sejam desenvolvidas e promovam assim, a equidade de oportunidades educacionais. E proporcionará aos gestores a reformulação de políticas educacionais. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Águas Cuiabá realiza manutenção em rede de abastecimento e alerta para possível desabastecimento em bairro

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA