MATO GROSSO
Programa de aceleração MOVE_MT lança e-book e anuncia Temporada 2023 nesta sexta-feira (18)
MATO GROSSO
Nesta sexta-feira (18.11), a partir de 17h, no Cine Teatro Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro realizam cerimônia de encerramento do MOVE_MT 2022, programa voltado à aceleração de negócios criativos e socioculturais da economia criativa em Mato Grosso.
Além de vídeos de balanço dos contemplados nesta edição, será lançado e-book do programa, com todas as atividades realizadas e objetivos alcançados, além do anúncio do MOVE_MT 2 programado para 2023 e shows com artistas da Sumac Records, uma das iniciativas premiadas do Move_MT.
“Além dos resultados quantitativos, os resultados qualitativos superaram as expectativas. O desenvolvimento dos acelerados no Move_MT impactou os empreendedores de forma positiva, cujo crescimento é visível e para além de seus negócios. Os resultados, a serem apresentados, comprovam o grande potencial dos negócios criativos de Mato Grosso. Este é um programa, que merece ter continuidade, e que, de fato, promove o desenvolvimento do setor”, destaca Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel-MT.
Promovido em parceria entre Secel-MT e Oi Futuro, neste ano, o MOVE_MT propiciou uma intensa formação aos participantes mato-grossenses, por meio de workshops coletivos e mentorias individualizadas. As atividades foram totalmente gratuitas e realizadas em ambiente virtual.
Os empreendimentos selecionados receberam premiação em dinheiro e participaram de intercâmbio no Rio de Janeiro (RJ), para conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro.
Com premiação total de R$ 322.120,00, os resultados alcançados são: 243 empreendedores impactados e quatro workshops; 30 iniciativas selecionadas para aceleração; 24 iniciativas contempladas 100%; e intercâmbio no LAB Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com presença de 14 empreendedores das nove iniciativas com melhor desempenho no ciclo de aceleração.
Durante seis meses, o MOVE_MT proporcionou mais de 2.500 horas de formação e mentorias a projetos e negócios criativos, contemplados por meio de edital público. Entre os empreendimentos contemplados estão: Sumac Records e Encontrei lá Brechó, de Cuiabá; Delícias da Rozi, de Cáceres, ArtGi Empreendimento Sustentável, de Terra Nova do Norte; e Cadju Filmes, de Várzea Grande.
Programação
Marcada para iniciar as 18h, a cerimônia de encerramento abre com falas institucionais do anfitrião Governo do Estado de Mato Grosso, representados pelo secretário Adjunto de Cultura da Secel, Jan Mura, e Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa.
Em seguida, fala institucional do parceiro Oi Futuro e apresentação do resumo do MOVE_MT, com exibição de vídeo do intercâmbio no Rio de Janeiro. Para complementar, o anúncio dos 24 acelerados, com exibição de vídeo.
Também será lançado o e-book do programa e anúncio do lançamento do MOVE_MT 2, para 2023. Por fim, após o coquetel, programado para 20h30, shows com artistas da Sumac Records encerram a programação.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.