MATO GROSSO
Projeto EducArte 2025 incluirá pintura comunitária e exposições itinerantes entre suas atividades
MATO GROSSO
O Projeto EducArte, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), terá as atividades fortalecidas em 2025. A iniciativa utiliza como ferramentas a arte e a cultura em 200 escolas da rede, incluindo duas escolas indígenas e uma unidade quilombola, para incentivar a expressão artística dos estudantes.
Em 2024, foram destinados, R$ 3,5 milhões para formação cidadã de mais de 12 mil estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, consolidando as ações em áreas como pintura, teatro, dança e música por meio de oficinas e eventos.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os projetos para 2025 continuarão priorizando o fortalecimento da educação, além da valorização de diversas expressões artísticas.
“Com isso, preparamos os estudantes para serem cidadãos críticos e criativos”, destaca o secretário.
Entre as iniciativas planejadas, destacam-se a pintura e artes visuais, expansão das atividades com novos projetos pedagógicos, incluindo novidades como pintura comunitária e exposições itinerantes que permitirão maior visibilidade aos talentos locais, inclusive, a educação especial e a socioeducação.
No campo das artes visuais serão realizadas ações com foco em pintura, escultura e outras formas de expressão artística. Serão realizados projetos pedagógicos, como pintura comunitária, murais urbanos e exposições itinerantes, que permitirão à comunidade conhecer e interagir com as produções resultantes de trabalhos em sala de aula.
Na área de teatro, a Seduc promoverá a realização de workshops de atuação e produções. Na dança, a ênfase será para a realização de espetáculos e workshops, fortalecendo a ligação com manifestações como siriri, cururu, rasqueado cuiabano, além de diversos estilos, como balé, dança contemporânea, hip-hop, forró e samba.
Outro objetivo para 2025 é o fortalecimento das formações musicais e festivais, como a 2ª edição do Voices of School que, desta vez, contemplará todas as 13 diretorias regionais de educação e não apenas a Diretoria Metropolitana de Educação como ocorreu em 2024 por uma questão de logística.
Além dos estudantes, o EducArte também irá contemplar professores com cursos e workshops para capacitá-los nas diversas áreas artísticas, visando a atualização das metodologias de ensino e a promoção de abordagens interdisciplinares.
Alan Porto observa que o projeto leva crianças e adolescentes a experimentar de forma intensa o prazer pelo aprender. De acordo com ele, eles constroem o conhecimento também a partir das interações que estabelecem com o meio e com as outras pessoas que participam do projeto.
“O ano de 2025 se mostra promissor, com a expectativa de que o programa continue impactando positivamente a formação integral dos alunos, construindo uma sociedade mais inclusiva e consciente de sua identidade cultural”, completa o secretário.
Ações em 2024
Entre as ações realizadas em 2024, foram entregues kits banda para 153 escolas, com investimento de R$ ,6 milhões para aquisição de trompetes, trombones, trompas de marcha, euphonium, tubas, além de percussão como caixa tenor de marcha, bumbo de marcha e pratos.
O projeto Piano Gente também foi ampliado, atendendo 50 escolas em diferentes regiões do estado. No período, também foi criada a nova portaria da Capelania Escolar.
Fabio Lima da Cruz, coordenador do EducArte na Seduc, disse que a arte, como elemento central no processo educativo, tem o potencial de despertar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro.
“Não há como mensurar todo o seu benefício na vida dos estudantes e das escolas contempladas com o projeto”, pondera o coordenador.
EducAção 10 Anos
O investimento do Governo de Mato Grosso que leva arte, música e comunicação como conteúdo complementar às práticas pedagógicas envolve duas políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos: Projetos Pedagógicos Integrados e a Política de Bem-Estar Escolar.
No total, o EducAção 10 Anos é formado por 30 políticas educacionais e mais de 150 ações em andamento que, desde 2019, objetivam colocar a educação pública estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país antes de 2032.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS2 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL5 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS2 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama