MATO GROSSO
Projeto Encontro de Violeiros 100% Raiz será realizado em Araguaiana nos dias 17 e 18
MATO GROSSO
Araguaiana sedia, nesta sexta-feira e sábado (17 de 18.06), o I Encontro de Violeiros 100% Raiz do Araguaia. O evento será realizado no Parque de Exposições da cidade, com entrada franca. O projeto foi selecionado no edital MT Afluentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A programação cultural começa às 19h, nos dois dias de evento. O primeiro dia contará com apresentação do Grupo Lundum e Folia de Reis, Trio Berveli, Letícia e Larissa, Lídio e Vitor Hugo, Catireiros do Araguaia, Mario Violeiro e Professor, Zé do Cedro e Zu do Pinho. No sábado (18), o Grupo Lundum e Folia de Reis abrem a noite, e na sequência tem apresentação de Brenner, Matheus e Gabriel, Lucas Ricelli e Rafael, Fernando e Osmair, Zé Mulato e Cassiano.
O I Encontro de Violeiros 100% Raiz do Araguaia vai reunir viola caipira, catira e lundu, em um ambiente propício para troca de vivências, experiências e técnicas entre profissionais, violeiros e dançarinos tradicionais e contemporâneos, e, para o público, o deleite da fruição de espetáculos autênticos e originais, executados com simplicidade e intimismo.
Não bastasse o caráter artístico, o encontro realiza no sábado (18), às 09h, a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e às 14h, tem Fórum de Políticas Públicas para a Cultura de Araguaiana.
A oficina pretende possibilitar a troca de informações sobre pesquisa, planejamento, gestão e controle de projetos culturais, estimulando a profissionalização e organização no processo de captação de recursos financeiros para a sustentabilidade das manifestações artísticas do município e região do Vale do Araguaia.
Já o fórum se propõe a reunir artistas e produtores culturais para dialogar e deliberar sobre os temas fundamentais de preservação e difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural, culminando com a criação dos órgãos municipais da cultura na estrutura pública de Araguaiana, como secretaria de cultura, conselho e fundo municipal de cultura, integrando o município aos sistemas estadual e nacional de cultura.
Serviço
O I Encontro de Violeiros 100% Raiz do Araguaia
Quando: sexta-feira e sábado (17 e 18.06), às 19h
Onde: Parque de Exposições de Araguaiana
Entrada franca
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.