MATO GROSSO
Secel convida municípios a sediarem Jogos Escolares e Estudantis Mato-Grossenses 2023
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) convida municípios a sediarem os Jogos Escolares e Estudantis Mato-Grossenses 2023. Envolvendo todas as regiões de Mato Grosso, as competições escolares serão disputadas em 10 municípios na fase regional e, em mais três, na fase estadual.
Para manifestar interesse em sediar os Jogos em 2023, os municípios mato-grossenses precisam enviar ofício à Secel-MT até o dia 1º de dezembro. O documento assinado pelo prefeito municipal deve ser direcionado à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer e, para agilizar o processo, enviado também ao e-mail desportoelazer@secel.mt.gov.br.
“As competições já estão garantidas no calendário de eventos esportivos do Governo de Mato Grosso. Com uma programação que assegura a participação de estudantes de todo o Estado, fazemos agora esse chamamento aos municípios que queiram sediar esses eventos tão importantes à integração, inclusão e crescimento pessoal dos jovens esportistas mato-grossenses”, ressalta o titular da Secel-MT, Jefferson Carvalho Neves.
Os municípios selecionados como sedes dos Jogos firmarão um termo de cooperação com o Estado em que se comprometem a providenciar os instrumentos locais para viabilização da competição, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura. A homologação das sedes será feita na primeira quinzena de fevereiro de 2023.
A divisão de municípios mato-grossenses por região esportiva está disponível no site da Secel-MT (link aqui).
Programação dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis
Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. As duas competições abrangem participantes de ambos os gêneros, de modalidades coletivas e individuais.
Com o calendário em desenvolvimento pela Secel-MT, os Jogos Mato-grossenses começam pelas disputas regionais, que ocorrem de abril a julho. Os campeões em cada fase regional avançam para a etapa estadual, que define os representantes de Mato Grosso nos Jogos Brasileiros.
“Aguardamos as manifestações de interesse dos municípios em receber as competições para darmos prosseguimento à programação dos Jogos em 2023”, complementa Jefferson.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.
O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.
No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.
Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.
Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.
A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.
Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.