MATO GROSSO
Seciteci abre inscrições para curso técnico gratuito de iluminação e som em Barra do Garças e Cáceres
MATO GROSSO
Curso busca atender demanda crescente diante da abertura de diversos editais de fomento à cultura no Estado
Estão abertas as inscrições para o Curso da Tecnologia do Som e da Luz, ofertado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para turmas em Barra do Garças e Cáceres. Ao todo são oferecidas 100 vagas. A capacitação é inteiramente gratuita e gera certificado de conclusão para todos os participantes.
Realizado em parceria com o Instituto Brasil e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o curso tem como objetivo potencializar a formação de trabalhadores da setor cultural, e visa atender uma demanda crescente diante da abertura de diversos editais de fomento à cultura no Estado.
As inscrições seguem até o preenchimento total das vagas disponibilizadas. As aulas em Barra do Garças começam no dia 19 de fevereiro. Já em Cáceres, o início está marcado para o dia 25 de fevereiro.
Durante os 6 dias de aulas, o curso oferece a oportunidade de desenvolver habilidades para atuação nos setores mais dinâmicos da indústria cultural, que são o audiovisual, a música e o design.
Ao todo, o curso possui 56 horas e pode ser realizado de forma híbrida. Não é necessário ter conhecimento prévio ou estar atuando na área, e todo o material utilizado na formação será disponibilizado pelo curso.
O editor de vídeo e cinegrafista Jefferson Patrick participou do curso ofertado em Rondonópolis. Ele destacou a qualidade dos professores e contou que aproveitou as aulas para aprimorar seu conhecimento.
“O curso me deu muitos detalhes de aprendizado. Aproveitei a experiência dos professores para tirar dúvidas específicas. Eles foram ótimos, 100% prestativos e eu consegui sanar todas as dúvidas que eu tinha sobre iluminação e ajustes de sonorização”, afirmou o participante.
Vale destacar que, em Barra do Garças, a oferta conta com apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), e em Cáceres, com a colaboração do Núcleo de Produção Digital da UFMT.
A formação também conta com professores do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC). Participarão das aulas o professor Renato Muñoz, que já trabalhou com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Marisa Monte, e que foi premiado como melhor profissional de PA do ano em 1997; e o mestre João Vicente, que atua há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização.
Também serão realizadas mentorias com outros professores com vasta atuação no cenário audiovisual cuiabano, como Agnel Velozo, especialista em captação de iluminação do estúdio.
Inscrições abertas
Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição até o final. Após o envio total das respostas, a inscrição será cadastrada automaticamente. Serão aceitas as solicitações de pessoas com idade a partir de 16 anos.
As inscrições para Tangará da Serra e Cuiabá serão disponibilizadas em breve.
CLIQUE AQUI para as inscrições em Barra do Garças;
CLIQUE AQUI para as inscrições em Cáceres.


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sintap-MT enaltece atuação dos servidores do INDEA-MT em conquista histórica: Mato Grosso é declarado livre de febre aftosa sem vacinação
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”
-
CUIABÁ2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Delegado matogrossense expôs MC e deu início a movimento que culminou em sua prisão
-
ARTIGOS3 dias atrás
Por que seu cabelo está caindo – e o que fazer a respeito
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Acrismat e AgriHub iniciam Projeto Sementes da Inovação edição suinocultura
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Em meio a preços abusivos, pizzaria de Cuiabá cria campanha de Dia dos Namorados acessível e deliciosa
-
MATO GROSSO1 dia atrás
MCDIA FELIZ: Saiba como comprar os tíquetes antecipados e ajudar a AACCMT