MATO GROSSO
Secretaria confirma fechamento de cadeia em Sorriso e transferência de presos para Sinop
MATO GROSSO
A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp) confirmou que irá fechar o Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). Segundo a pasta, a decisão “está em conformidade com a política de segurança, melhoria da infraestrutura das unidades prisionais e, consequentemente, das condições de assistências às pessoas privadas de liberdade”.
Em nota, a secretaria informou que os reeducandos devem ser transferidos para Sinop ou outras unidades da região, que estão sendo ampliadas e modernizadas “para atendê-los em processo de ressocialização com mais dignidade”. A Sesp ainda ressaltou que “essa é uma política pública que vai ao encontro da necessidade da retirada de unidades prisionais de áreas centrais e em expansão urbana ou já com alta densidade populacional”.
Após o anúncio, lideranças políticas de Sorriso se movimentaram para impedir o fechamento. Uma comitiva em Cuiabá tenta convencer o governo do Estado a mudar a decisão e construir uma nova unidade em Sorriso, em terreno de 4 hectares, já doado pela prefeitura e que fica nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A assessoria da prefeitura informou que o prefeito Ari Lafin, o secretário de Administração, Estevam Calvo, e vereadores estiveram reunidos com o secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri.
Na oportunidade, Ari defendeu a importância do CRS permanecer no município e destacou “o trabalho positivo que está sendo realizado para recuperação dos detentos e tudo o que representa para as famílias e aos próprios reeducandos”.
Já na parte da tarde, o vice-prefeito, Gerson Bicego, os secretários de Governo, Hilton Polesello e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, reuniram-se com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho de Segurança (Conseg), do Conselho Municipal de Segurança (Comsep), do Conselho da Comunidade, bem como membros de outras instituições para discutir o assunto.
Polesello lembrou que este é um trabalho conjunto e constante junto aos diversos segmentos da sociedade. “Precisamos decidir a melhor maneira de lutar por esta causa. Os resultados falam por si só. O trabalho de ressocialização é exemplo para Brasil”, observa.
Para o vice-prefeito, a parceria com o Poder Judiciário em Sorriso serve de exemplo a grande parte das cidades brasileiras. “Seria uma perda significativa a retirada do CRS do município”, avalia.
Na reunirão ficou decidido que as instituições irão produzir uma carta, com assinaturas dos poderes Executivo e Legislativo, OAB, Conselhos de Segurança entre outras instituições representativas da sociedade e protocolar, junto ao Governo do Estado, para que o Centro de Detenção Provisória (CDP) seja construído, em Sorriso.
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde