MATO GROSSO
Seduc capacita servidores para coleta e inserção de dados do Censo Escolar
MATO GROSSO
O treinamento segue nesta quinta-feira (02), com o objetivo de preparar os servidores para coleta de informações sobre rendimento e movimento, no final do ano letivo de 2022, dos alunos que foram declarados na primeira etapa do Censo.
Os resultados da coleta deverão ser inseridos no Educacenso, em meados do segundo bimestre, e servirão de base para a destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou que as informações do Censo Escolar são evidências importantes dos resultados alcançados, sobretudo das 30 políticas educacionais do Programa Educação 10 Anos.
“Quando falamos de indicadores de aprendizagem, envolvemos dados do ensino superior, da educação básica e da educação infantil. São elementos que nos ajudam a planejar e executar as metas”, afirmou Alan.
A observação é compartilhada pelo coordenador estadual do Censo Escolar, Rodrigo Jacob. Para ele, a coleta de informações é importante para conhecer os índices da rede de ensino e trabalhar efetivamente nas políticas públicas, com qualidade e equidade.
Além de abordar o censo educacional da rede estadual, a capacitação também debateu sobre o censo das escolas municipais, particulares e federais, o que representa mais de 2,8 mil escolas em todo o Estado.
Censo Escolar
Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa de estatística educacional brasileira.
A pesquisa é realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, além de escolas técnicas e a rede privadas de todo o país.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.