MATO GROSSO
Seduc divulga resultado da 2ª etapa e dos finalistas do SuperChef da Educação
MATO GROSSO
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o intuito da competição é valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar a utilização de alimentos oriundos da agricultura familiar como determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O resultado final da competição será divulgado no dia 6 de outubro, quando a receita será preparada e avaliada por quatro jurados, seguindo os seguintes critérios: modo de preparo, boas práticas, sabor e apresentação.
Segundo a coordenadora de Alimentação Ascolar da Seduc, Luana Leão, a competição foi realizada em três etapas até agora. A primeira fase foi eliminatória e os ingredientes das receitas foram analisados por nutricionistas da Seduc quanto ao tipo de alimento (in natura, processado, ultra processado e proibido), além da criatividade.
Já a segunda foi classificatória. Os nutricionistas, junto com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), analisaram ingredientes quanto à viabilidade do PNAE, se são oriundos da agricultura familiar e a criatividade do prato. Nesta fase, as receitas que obtiverem 20 pontos ou mais foram classificadas e submetidas à votação da comunidade escolar.
As receitas ficaram disponíveis no site da competição com a foto, os ingredientes, modo de preparo e a DRE do participante. A votação foi aberta e as três receitas mais votadas por DRE foram premiadas, sendo que a receita vencedora de cada DRE participará da etapa final, em Cuiabá.
Premiação
As premiações serão para os três primeiros colocados por DRE e para os três finalistas. Todos os participantes aprovados na primeira etapa receberão certificados.
Os três primeiros colocados na segunda etapa, inscritos em cada Diretoria Regional de Educação, serão premiados. O primeiro colocado receberá uma diária com acompanhante em pousada ou hotel; o 2º colocado, um cartão presente de loja, no valor de R$ 700; o 3º colocado ganhará um dia de spa em um salão de beleza, no valor de R$ 400.
Já a etapa final vai premiar o 1º colocado com um notebook; o 2º colocado com um aparelho celular, e o 3º colocado com um tablet.
Os 14 finalistas ganharão curso de gastronomia no formato EAD (online) da Escola de Gastronomia Brasil – IGA. A receita vencedora do 1º lugar estará no cardápio escolar de 2024.
- Confira aqui o resultado da segunda etapa dos premiados
- Confira aqui a classificação para etapa final


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde