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Seduc e Sesi levam atividades de robótica a estudantes de escola estadual em Várzea Grande

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A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou, em parceria com o Sesi Escola Várzea Grande, atividades de robótica com os estudantes da Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, nesta quarta-feira (10.04). Na unidade de ensino será montada uma equipe de robótica, o que vai permitir que os estudantes participem de importantes campeonatos em 2024, como a First Lego League (FLL), a maior competição mundial desse segmento.

Para o evento, foram levados robôs de um projeto já em execução. 

O estudante José Augusto, 14 anos, do 1º ano do Ensino Médio, afirmou que está feliz com as atividades tecnológicas. “A robótica está presente em todos os segmentos e ter esse primeiro contato aqui na escola representa para mim uma grande oportunidade”, disse. 

Já Lucas Felipe, 13 anos, também do 1º ano, disse estar motivado a participar da equipe de robótica da escola. “Penso em seguir carreira na área de engenharia eletrônica ou elétrica. Acredito que esta oportunidade seja importante para a realização do meu sonho de vida. Então, vou me dedicar bastante”.

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Um dos estudantes do Sesi que participou do evento foi Guilherme Mendes, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental. Ele contou aos colegas que, após começar a ter aulas de robótica, passou a viver de forma diferente. “Conquistei muitas amizades e descobri que não é só construir robôs, mas também conviver com as pessoas e descobrir novas coisas”.

Para o diretor da escola, professor Jalme Santana, a robótica como atividade curricular foii uma das suas primeiras iniciativas quando assumiu a gestão no início desse ano. Segundo ele, o planejamento foi fundamental para que hoje os estudantes possam participar de equipes e de campeonatos de robótica.

“Hoje foi apenas um início do que vem pela frente”, pontuou o técnico do time de robótica do Sesi Escola, professor Robson Correa. Ele destacou que os estudantes vão aprender desde o processo de criação do design, programação e a construção de robôs. “A robótica contribui na construção da cidadania, na qual o estudante se torna protagonista da sua própria história”, frisou.
Foto: Gabriel Aguiar

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O líder da política Tecnologia no Ambiente Escolar, da Seduc, Ediney de Brito, destacou que a rede estadual já conta com equipes campeãs em torneio nacionais. “Na primeira semana de março, 11 estudantes de escolas da rede estadual em Sinop garantiram vaga no campeonato mundial de robótica, que acontecerá ainda neste mês, em Houston, Estados Unidos”.

Edney se refere à equipe Canintech, que conquistou uma das seis vagas do Brasil durante participação no 6º Campeonato de Robótica, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ocorrido em Brasília.

“Além da Canintech, Mato Grosso participou com as equipes Agrobot, de Rondonópolis; Agrotech, e Várzea Grande; e duas equipes formadas por estudantes do Sesi Escola Cuiabá e Senai Porto, a TuiuTech e MTech”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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