MATO GROSSO
Seduc-MT firma convênios para reforma e ampliação de duas escolas municipais de Poconé
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) firmou, na noite desta sexta-feira (19.01), convênios com a Prefeitura de Poconé para a reforma, adequação e ampliação de duas escolas do município. Serão investidos R$ 3,6 milhões nas unidades para oferecer melhor estrutura aos estudantes da rede municipal.
Na assinatura dos convênios, o secretário de Educação do Estado, Alan Porto, afirmou que essa parceria representa o compromisso do Governo de Mato Grosso em investir em educação em todo o Estado.
Segundo ele, além das melhorias na infraestrutura, Mato Grosso tem avançado na área pedagógica, com programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum e o Transcolar Rural, que também são colocados em prática em colaboração com os municípios.
“Com isso, construímos um conjunto de ações voltadas à educação que fortalecem o ensino nas comunidades escolares e cooperam para que todos tenham as melhores condições para se desenvolver dentro e fora da sala de aula”, declarou.
Na cerimônia, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou os investimentos realizados pelo Governo nos últimos anos.
“Mato Grosso é um estado que cresce diariamente, e nós estamos caminhando na mesma direção desse crescimento. Investir em educação é investir com responsabilidade e pensar no futuro de todos nós”, disse.
Uma das unidades que serão reformadas é a Escola Municipal Antônio Avelino, que será ampliada, com a construção de novos ambientes no espaço.
O prefeito de Poconé, Atail Marques do Amaral, declarou que o regime de colaboração com o Estado tem rendido bons frutos para a gestão municipal.
“Nós abraçamos a causa, acreditamos que o resultado seria positivo e futuramente tivemos a certeza disso. O investimento na reforma e ampliação dessas unidades vai proporcionar a melhoria na qualidade de ensino dos estudantes da rede municipal. Tudo isso só é possível porque acreditamos nas melhorias que o Governo do Estado tem buscado e efetivado junto aos municípios de Mato Grosso”, afirmou.
A secretária Municipal de Educação de Poconé, Ornella Rosário Falcão, enfatizou que a ferramenta necessária para construir uma educação de qualidade.
“Essa parceria com o Governo do Estado, através da secretaria de Educação, representa a visão de desenvolvimento, crescimento e investimento na nossa cidade. É a vitamina certa aplicada na educação, para que os nossos jovens cresçam e se desenvolvam da maneira certa”, afirmou.
Na Escola Municipal Eloisa Elena Aidamus Freire, a obra de reforma e adequação da unidade inclui a revitalização dos ambientes, troca da rede e instalações elétricas, pintura e paisagismo.
Também participaram da assinatura do convênio o deputado Estadual Max Russi, o deputado Beto Dois a um e representantes do Legislativo municipal de Poconé.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.