Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc realiza premiação das escolas vencedoras do Jogo Coopera Cerrado

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou na tarde desta sexta-feira (31), no auditório da secretaria, a cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Jogo Coopera Cerrado, que integra a Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável promovida pelo projeto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS.

Em Mato Grosso, as escolas estaduais Bonifácio Sachetti (Itiquira), Dom Vunibaldo (Juscimeira), Angelo Nadin (Lucas do Rio Verde), Padre César Albisetti (Poxoréu) e André Antônio Maggi (Rondonópolis) participaram e foram classificadas após realizarem as missões e desafios propostos no jogo.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da parceria junto às escolas estaduais e reforçou a importância do projeto. “Gostaria de parabenizar as escolas participantes da Jornada de Aprendizagem. É uma celebração das ações que popularizam a produção rural sustentável e o trabalho desenvolvido pelo instituto junto às escolas”, disse.

As ações de popularização da produção rural sustentável têm como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas rurais e urbanas sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências com características específicas para cada faixa etária. Além da premiação das escolas classificadas, os representantes puderam tratar de assuntos relacionados à produção rural e sustentável nessas comunidades.

Leia Também:  Em reunião com Lula e Fávaro, empresas do agronegócio relatam que política sustentável do governo impulsionou comércio

A gerente de Empoderamento Social do Projeto Rural Sustentável Cerrado, Denise Paiva, falou sobre as etapas de desenvolvimento do projeto nas escolas. Segundo ela, a metodologia é capaz de instruir e sensibilizar os estudantes sobre tecnologias sustentáveis de produção. “As crianças desenvolvem atividades pedagógicas guiadas por facilitadores treinados. São seis etapas que começam com a preparação do solo. Após isso, eles vão semear, manejar e então radiar, que é o momento em que compartilham esses conhecimentos com a comunidade”, explicou.

A coordenadora de Educação do Campo e Quilombola, ligada à Secretaria-Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Maria Lecy David de Oliveira, relatou que o objetivo da ação está dentro da visão de Fortalecimento das Políticas Educacionais da pasta, através do incentivo à formação sobre a temática de Educação Ambiental e Sustentabilidade.

“Receber o Instituto é uma garantia de que estamos no caminho certo para sensibilização dos estudantes quanto às boas práticas que impactam beneficamente o meio ambiente e a sociedade”, analisou Maria Lecy.

O estudante João Carlos Teixeira, da Escola Estadual Angelo Nadin, de Lucas do Rio Verde, disse que participar do projeto o ajudou a desenvolver seu interesse pela agricultura. “Posso afirmar, com certeza, que o projeto foi capaz de mudar minha vida, principalmente pelo fato de mostrar outra possibilidade para o meu futuro profissional. A diretora, os professores e os meus amigos ajudaram, auxiliando e tirando as minhas dúvidas”, falou.

Leia Também:  Vereadores aprovam equiparação salarial de agentes de saúde em Sinop com reajuste acima de 40%

Outra simpatizante e indicadora do projeto, a estudante Mariana Lourençato, também da Escola Estadual Angelo Nadin, explicou que após o início do projeto, os estudantes passaram a consumir mais produtos naturais e, consequentemente, a se interessar pelo assunto. A jovem salientou a dinâmica utilizada no projeto. “A participação da comunidade escolar fortaleceu a iniciativa e incentivou o cuidado com o meio-ambiente”.

Dentre os participantes da cerimônia de premiação, estava o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  Quatros apostadores de MT ganham mais de R$ 72 mil na Mega-Sena

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Operação prende quatro motoristas por embriaguez e apreende 32 veículos

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA