Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT promove oficinas no Museu de História Natural e orientações ambientais pelo Dia Mundial da Água

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) promove, entre os dias 21 e 23 de março, uma programação especial com diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

As ações seguem o tema apresentado pela Agência Nacional das Águas (ANA), “A Água nos Une, o Clima nos Move”, para sensibilizar toda a sociedade para o cuidado com as águas do Brasil.

A programação começa na quinta-feira (21), com a “Oficina Mulheres e a água: como as mudanças climáticas afetam essa relação?”. A ação ocorre às 13h, no Espaço Conviver, na sede da Sema-MT, em Cuiabá, com a facilitadora e servidora pública Rosana Manfrinate, historiadora, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Essa ação tem como público-alvo os servidores da Secretaria e objetiva apresentar, de forma crítica, a relação entre a água e a mulher, sobretudo as dificuldades e os problemas enfrentados no acesso e na gestão da água e como isso será afetado pelas consequências das mudanças climáticas. 

Na sexta-feira (22) serão realizadas duas “Paradas Ambientais” no trânsito da Capital, das 7h às 8h e das 17h às 18h, com objetivo de orientar a população sobre a importância da preservação ambiental, especialmente os recursos hídricos.

Leia Também:  Governo de MT homenageia civis e militares pelo trabalho de segurança na região de fronteira

Já no sábado será realizada a “Oficina de pintura em papel semente”, das 9h às 11h, na Área Verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. 

Essa iniciativa, que também conta com a realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), além de outros parceiros, foi inspirada na campanha da ANA deste ano. As inscrições para a oficina devem ser feitas pelo site do Museu, a partir das 17h desta quarta-feira (20). Inscreva-se aqui!

Todas as ações são iniciativas da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema-MT.

Dia Mundial da Água

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e destaca a importância da água doce e é usada para defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Confira a programação completa:

  • 20.03 – Início das inscrições para a “Oficina de pintura em papel semente” (ação para a população);
  • 21.03 – “Oficina Mulheres e a água: como as mudanças climáticas afetam essa relação?” (ação para os servidores);
  • 22.03 – “Parada Ambiental” no trânsito de Cuiabá (ação para a população);
  • 23.03 –  “Oficina de pintura em papel semente”, na Área Verde do do Museu de História Natural de Mato Grosso (ação para a população).
Leia Também:  VÍDEO: O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, elogiou o Governador Mauro Mendes, pela organização da estrutura para receber a seleção brasileira e agradeceu ao povo de Mato Grosso, pela receptividade calorosa aos jogadores.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Vereadores preveem nova crise hídrica em 2024 e pedem agilidade em obra no Sepotuba

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa de missão em aldeias indígenas

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA