Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT realiza soltura de 150 pássaros de espécie amazônica apreendidos em transporte ilegal

Publicados

MATO GROSSO


Cerca de 150 aves foram devolvidas a natureza pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) na última quarta-feira (26.01). Os pássaros, da espécie amazônica canário-da-terra (Sicalis flaveola), foram resgatados durante uma operação da Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) na quinta-feira (20.01).

Os animais estavam muito debilitados devido à condição em que foram encontrados, em gaiolas compactas, que não acomodavam as aves de forma correta, o que ocasionou a morte de ao menos 50 animais resgatados. 

Antes da soltura, os pássaros sobreviventes passaram por uma avaliação veterinária e receberam o atendimento necessário, em um viveiro com capacidade de acomodar todas as aves até que pudessem serem soltos em um local apropriado. 

Os animais foram soltos na Bacia Amazônica em área de campo aberto e semiaberto. De acordo com a Coordenadora de Fauna da Sema-MT, Neusa Arenhart, que realizou a soltura, o bioma escolhido é ideal para garantir a sobrevivência da espécie. 

“São pássaros de hábitos alimentares voltados para sementes e grãos. A soltura levou em consideração disponibilidade de gramíneas e com presença de mata e água. Nós consideramos que a soltura obteve sucesso, pois as aves se distribuíram na região e agora estão em liberdade para seguir o seu caminho”, pontua.

Leia Também:  Líder da pesquisa, Bolsonaro cai e Lula aumenta 5 pontos

A Polícia Civil flagrou os animais sendo transportados em um bagageiro de um ônibus de transporte interestadual, no dia 20 e janeiro, na rodoviária de Cuiabá. Um suspeito de 58 anos foi detido pelo crime.

Denúncia de crimes ambientais

É possível realizar denúncias relacionadas a crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. 

Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT

*Com supervisão de Lorena Bruschi

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Serviço de Operações Especiais impede entrada de 85 celulares e drogas na Penitenciária Central

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA