MATO GROSSO
Sema participa de evento em Nova Ubiratã para orientar produtores sobre CAR Digital
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participará do Mutirão Ambiental CAR Digital Nova Ubiratã, entre os dias 08 a 11 de abril de 2024, organizado pelo Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã. Analistas da Sema realizarão atendimento individualizado para tirar dúvidas de produtores rurais e responsáveis técnicos sobre a validação do registro ambiental de suas propriedades por meio do CAR Digital. Os interessados podem se inscrever aqui.
Este é o primeiro mutirão ambiental após a implantação do CAR Digital, um projeto único no Brasil, 100% automatizado para a análise dos cadastros de imóveis rurais do Estado. O sistema utiliza a tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o CAR aprovado pela Sema, trazendo mais agilidade a todo o processo.
O prefeito Edegar José Bernardi afirmou ser uma honra Nova Ubiratã ser escolhido como o município piloto do projeto. “Vamos fazer o trabalho junto com os produtores para poder regularizar todas as propriedades, principalmente as que estão encontrando mais dificuldades. Com esse sistema novo do CAR Digital a propriedade estando regularizada a análise vai ser imediata. A tecnologia é hoje o caminho para agilizar e esse trabalho é um avanço muito importante”.
O evento tem a parceria da Sema, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA).
Conforme a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema-MT, Luciane Bertinatto, serão realizados mutirões ambientais por todo o Estado para explicar a dinâmica do CAR Digital.
“O assessoramento do produtor rural é o mais importante. Os mutirões que estamos fazendo tem o objetivo de esclarecer todas as dúvidas referentes ao Cadastro Ambiental Rural e ao cumprimento do Código Florestal dentro de sua propriedade para que ele dê o aceite no CAR Digital”.
Serviço | Mutirão Ambiental CAR Digital Nova Ubiratã
Data: 8 a 11 de abril
Local: Sindicato Rural de Nova Ubiratã
Inscrições: Clique aqui
Organização: Sindicato Rural de Nova Ubiratã e Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã
Parceiros: Sema, Famato, Acrimat, Aprosoja, Ampa
Programação:
08 de abril
19h – Abertura oficial
19h30 – Palestra “CAR Digital”
Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti
Local: Câmara dos Vereadores (Avenida Presidente Getúlio Vargas s/n)
09 a 11 de abril
8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
Local: Sindicato Rural de Nova Ubiratã (Avenida Tancredo Neves 1031 Centro)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.