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Sema participa de Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá com atendimento sobre Cadastro Ambiental Rural

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A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participará do Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá, realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá durante a durante a 55ª Expoagro. Analistas da Sema atenderão produtores rurais e responsáveis técnicos para tirar dúvidas sobre os registros de propriedades rurais no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O atendimento será no dia 12 e 13 de julho no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

O projeto Sema em Campo, que integrará o mutirão, terá a participação de dez analistas da Secretaria, responsável por fazer a aproximação com o produtor e explicar quais as pendências devem ser sanadas para dar celeridade na validação do CAR. Para participar basta a inscrição pelo link: bit.ly/ValedoCuiaba

“O mutirão para atender os produtores que possuem dúvidas e incertezas sobre a validação do seu cadastro rural vai muito além de fiscalizar. Temos buscado nos aproximar do cidadão para que ele venha para a legalidade. Acreditamos que podemos aumentar o nosso número de cadastros validados, e isso passa pelo interesse do produtor de estar regular”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Nesta semana, a secretária adjunta de Gestão da Sema, Luciane Bertinatto, se reuniu com representantes dos sindicatos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Poconé, Acorizal, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Brasilândia. A reunião aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) , organizada pelo presidente da instituição, Vilmondes Tomain, que convocou os sindicatos do Vale do Cuiabá para que apoiem na mobilização dos produtores rurais.

A secretária de Gestão da Sema, Luciane Bertinatto, ressaltou a importância da mobilização de produtores rurais. “Nosso objetivo é atender o produtor rural lá na ponta, esclarecendo as dúvidas sobre os procedimentos que devem ser cumpridos para adequação dos imóveis rurais ao Código Florestal Brasileiro. Os presidentes de sindicatos têm papel fundamental nessa mobilização já que falam a linguagem do produtor e conhecem a realidade de seus municípios”.

O mutirão é organizado pelo Sindicato Rural com apoio da Sema, Famato, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

No mês de junho foi realizado o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia, em Barra dos Garças. Mais de 200 produtores rurais e responsáveis técnicos foram atendidos em 3 dias para resolverem situações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Conheça a programação:

12 de Julho

  • 8h Abertura
  • 8h30 Palestra – Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
  • 10 às 17h Atendimento individualizado com analistas da Sema
  • 14h Atendimento Simcar Assentamentos | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto

13 de Julho

  • 8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
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Serviço | Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá

Data: 12 e 13 de Julho (Programação abaixo)

Local: Parque de Exposições Jonas Pinheiro (ao lado da sede do Sindicato Rural de Cuiabá)

Inscrição: bit.ly/ValedoCuiaba

Fonte: Governo MT – MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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