MATO GROSSO
Seplag instala usina solar em estacionamento do Palácio Paiaguás
MATO GROSSO
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) instalou placas solares que ajudarão na redução da conta de energia elétrica do órgão. Para abrigar as placas, foi feita uma estrutura metálica que também servirá como estacionamento coberto para os servidores públicos.
A opção por este tipo de fonte de energia, proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol, contribui para a preservação do meio ambiente por ser uma fonte de energia limpa e renovável, e, sobretudo, auxilia na economia de energia elétrica.
“A economicidade nos gastos públicos também está aliada à preocupação com o meio ambiente”, afirmou o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.
O sistema de energia solar fotovoltaica foi instalado por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a estrutura do estacionamento foi construída pelo órgão.
O titular da Seplag acrescenta que a secretaria está realizando estudos para ampliar a produção de energia fotovoltaica no âmbito de todo o Executivo estadual, com intuito de reduzir os gastos com energia elétrica de forma sustentável na gestão pública.
“Com esta ampliação, além de reduzirmos os gastos com energia elétrica, também contribuiremos com o meio ambiente, pois o uso consciente é fundamental para um planeta mais sustentável”, finaliza.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.