Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

SES abre inscrição para o 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Distrito Federal e o Ministério da Saúde, abre a inscrição para o 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics).

A inscrição pode ser realizada neste link até o dia 20 de novembro. Foram disponibilizadas 1.200 vagas. Podem participar do encontro gestores, trabalhadores e acadêmicos da área de saúde e a população em geral que tem interesse no tema. O evento será certificado pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT).

O Encontro ocorre entre os dias 22 e 25 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado na rua Antônio Dorileu, Nº 1100, no bairro Coxipó, em Cuiabá (MT). No dia 22, a abertura do evento será das 18h30 às 20h. Nos dias 23 e 24, as atividades iniciam às 8h e segue até às 18h. No dia 25, o evento começa às 8h e encerra 16h. Veja a programação em anexo. 

Leia Também:  PSB ganha lideranças de peso em MT; médica é lançada ao Senado

A ficha de Inscrição para submissão de trabalhos no 1º Ecopcs 2022 deve ser acessada aqui. O prazo encerra no dia 20 de outubro. Na página, será possível visualizar o instrutivo para inscrições e submissão de trabalhos, além dos modelos de pôster/banner para formatar a apresentação em PDF.

Conforme a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

“O encontro será realizado com vista à integração regional das coordenações estaduais de práticas integrativas do Centro-Oeste. Vamos apresentar e discutir temas relevantes para construção coletiva de um documento norteador dos passos a serem tomados para a implementação da política nos municípios dos estados da noss região  fortalecendo as coordenações estaduais e municipais. A expectativa é possibilitar a ampliação de oferta aos usuários do SUS melhorando a rede de Atenção à Saúde”, diz Rosiene. 

Leia Também:  VÍDEO: Estudantes da rede pública de ensino de Mato Grosso, agora terão a oportunidade de realizar curso profissionalizante dentro da própria escola que estuda

As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).  São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Na SES, promovem o evento a Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde, a Superintendência de Atenção à Saúde, além da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

Fórum dos coordenadores e gestores convidados

Nos dias 21 e 22 de novembro, no Hotel Fazenda, o 1º Fórum Centro-Oeste reunirá somente os coordenadores estaduais das Pics. O evento é aberto somente para gestores estaduais e municipais convidados. No dia 21, a reunião será das 8h às 18h e no dia 22 o encontro dos coordenadores começará às 8h e encerrará às 12h. Veja a programação em anexo.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Romaria resgata tradição católica em Cuiabá com caminhada de fé e devoção

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA