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SES conquista nível máximo da certificação de Modelo de Governança e Gestão Pública

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Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) conquistou, em 2024, o nível máximo da certificação de Modelo de Governança e Gestão Pública, emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O certificado de nível Bronze 4 será válido por dois anos.

A pontuação obtida pelo Fundo Estadual de Saúde de Mato Grosso foi potencialmente maior do que a registrada em anos anteriores. Em 2020 e 2021, a SES atingiu as notas de 72,43 e 74,16, respectivamente. Já em 2024, a nota subiu para 90,11, um aumento de mais de 20%.

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, explicou que o impulsionamento da nota se deve às melhorias das práticas de gestão. “Mesmo durante a pandemia, a SES conseguiu obter boas pontuações e certificações positivas. No entanto, em 2024, registramos a nossa melhor performance e isso está relacionado ao aprimoramento da gestão de recursos e processos. Parabenizo todos os servidores da SES por esse desempenho”, declarou.

Conforme o Governo Federal, o Modelo de Governança e Gestão Pública é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

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Em Mato Grosso, o Comitê de Aplicação do Modelo de Governança e Gestão Pública foi constituído pela Portaria nº 0185 de 2024.

O presidente do referido Comitê, Flávio Carvalho, enfatizou o esforço de diversas áreas para o alcance da nota e certificação. “A certificação ‘Bronze 4’ reconhece todo o valoroso trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores e servidores da SES ao longo dos anos. A mais alta certificação neste ciclo é fruto da excelência do serviço público prestado, em setores que vão desde a Assessoria de Comunicação, que divulga e informa os usuários e a imprensa, até estudos e pesquisas do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde e práticas integrativas da Coordenadoria de Promoção e Humanização da SES”, avaliou.

Já a assessora responsável pelo NGER da SES, Claudete de Souza, destacou o trabalho da Secretaria para melhorar a performance na análise do Modelo de Governança e Gestão Pública. “Essa certificação não apenas valida o nosso compromisso com a excelência, mas também nos posiciona de forma ainda mais competitiva no cenário nacional. É um indicativo claro de que estamos no caminho certo e de que nossas ações têm gerado impactos significativos”, concluiu.

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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