MATO GROSSO
SES promove encontro estadual para debater experiências e desafios da saúde indígena em MT
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas em Saúde (Coapre) e da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), realizará, nos dias 19 e 20 de maio, o II Encontro Estadual de Saúde Indígena, que terá como tema “As experiências e os desafios da saúde indígena em Mato Grosso”.
Durante a programação, os profissionais da área da saúde e das comunidades indígenas irão debater questões como a importância dos territórios para a saúde e vida dos povos indígenas, o enfrentamento à Covid-19, o controle social na saúde indígena, a Saúde Mental e o Programa Saúde na Escola.
“Este evento, como o título bem anuncia, nos traz a possibilidade de conhecer as experiências vivenciadas na atenção à saúde indígena por vários atores deste e de outros estados do país”, explicou a técnica da Coapre, Silvana Gomes. “São experiências que vêm nos abrilhantar com aprendizado e com possibilidades de novos desafios e conquistas”, acrescentou a também técnica da Coapre, Viviane Francischini.
O II Encontro Estadual de Saúde Indígena contará com a contribuição de profissionais dos Estados do Rio Grande do Sul, do Amazonas, Distrito Federal e de São Paulo, além dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Kayapó, Xavante, Xingu em parceria com municípios e regionais de saúde mato-grossenses, com o Conselho da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira e com a Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso.
A programação dos dois dias poderá ser acessada por meio dos links:
- Dia 19 de maio de 2022 (período integral)
Link do YouTube – https://youtu.be/BUbYXK9ZvA0 – Matutino
Link do YouTube – https://youtu.be/U22reeK4Yzo – Vespertino
- Dia 20 de maio de 2022 (período matutino)
Link YouTube – https://youtu.be/N4XEa_Am8ag
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.