Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp apresenta o programa Vigia Mais Motorista à Secretaria de Segurança do Distrito Federal

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta quarta-feira (13.11), o programa Vigia Mais Motorista para os gestores da segurança pública do Distrito Federal (DF).

Durante a reunião, foram demonstradas as diversas funcionalidades do programa, incluindo o aplicativo, o botão do pânico e o centro de operações para monitoramento em tempo real.

O subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública do Distrito Federal, Jasiel Tavares Fernandes, destacou o foco do programa nas situações de risco enfrentadas pelos motoristas de aplicativo. Ele afirmou que o Vigia Mais Motorista foi bem recebido devido à sua inovação e ao seu potencial de proteção aos profissionais da categoria.

“É uma oportunidade importante conhecer o Vigia Mais Motorista e observar que o que vocês oferecem ao Estado de Mato Grosso é de ponta. É uma inovação voltada para a segurança do cidadão e do profissional condutor exposto diariamente a riscos. Neste encontro, quero frisar minha satisfação em poder adotar um modelo similar, um programa pensado para proteger o Estado, o cidadão e o profissional da categoria”, declarou o subsecretário.

A reunião, realizada de forma online, foi conduzida pelo superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Sant’ana, e pelo assessor técnico Leandro Alves. Eles destacaram a repercussão positiva do projeto em mais de 18 Estados do país, que estão buscando implementar modelos semelhantes para proteger os motoristas de aplicativo. O delegado Cláudio Sant’ana afirmou que a iniciativa de conhecer o programa partiu diretamente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Leia Também:  Primeira-dama de MT articula projetos sociais com foco na proteção de crianças e adolescentes

“Recebemos um ofício da Secretaria de Segurança do Distrito Federal que manifestou interesse em conhecer o programa. Foi apresentado o programa e a análise dos gestores foi muito boa, inclusive se prontificaram a vir para Mato Grosso para conhecer o programa e toda sua aplicabilidade em janeiro do ano que vem”, disse o superintendente.

Vigia Mais Motorista

O Vigia Mais Motorista é o primeiro sistema de segurança voltado para motoristas profissionais no país a estabelecer uma conexão direta entre os condutores e as centrais de atendimento das forças de segurança.

O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, oferece diversas funcionalidades de segurança, incluindo um botão de emergência e chat para comunicação com os operadores. Ao acionar o botão de emergência, o motorista tem cinco segundos para cancelar o pedido, caso tenha pressionado por engano. Passado esse tempo, uma viatura é acionada automaticamente para o local.

O programa também oferece um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Além disso, está em fase final de implantação o comando de voz à plataforma, permitindo o cadastramento do usuário e a utilização de uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.

Leia Também:  Com apoio da Sedec, evento esportivo de aventura leva mais de 1 mil atletas a Primavera do Leste

Adesão ao Programa

Para se habilitar no programa, os motoristas devem entrar em contato com seus representantes, que serão responsáveis por enviar a documentação necessária à Sesp. Durante o cadastro, o motorista deverá comprovar que é profissional da categoria, preencher um formulário e enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Alternativamente, o cadastro também pode ser realizado online diretamente com a Sesp. Os interessados devem preencher um formulário com dados pessoais e do veículo e assinar um termo de responsabilidade. Após a inscrição, os condutores receberão uma capacitação de 1h30min sobre o uso do aplicativo e do botão de pânico físico. O treinamento inclui instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança, como identificar comportamentos suspeitos e o funcionamento do sistema de resposta da Polícia Militar.

Após a capacitação, os motoristas estarão aptos a utilizar o sistema com segurança e eficiência.

As associações e motoristas podem esclarecer dúvidas sobre o programa pelo número (65) 98145-0434, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

Publicados

em

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.

Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.

O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.

A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.

Leia Também:  Audiências públicas apresentam estudos de impacto ambiental de quatro empreendimentos em MT

De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.

“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.

Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Apae amplia atividades pedagógicas com apoio das doações recebidas pelo Nota MT

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA