Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp debate ressocialização de reeducandos do sistema prisional

Publicados

MATO GROSSO

Estudos técnicos e científicos que poderão subsidiar futuras políticas públicas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso foram apresentados durante o terceiro encontro do Grupo de Estudos do Núcleo de Pesquisas Científicas (NPC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Esta edição do encontro, que ocorreu na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, na tarde desta terça-feira (29.08), teve como tema a “Justiça Social e Direitos Humanos: profissionalização no Sistema Penitenciário”.

Conforme a servidora Rosária Cristina da Silva Ormond, uma das idealizadoras do Núcleo de Pesquisas Científicas da Sesp, os debates tiveram como objetivo levantar os desafios e possibilidades para a ressocialização de reeducandos através do mercado de trabalho.

“Além dos desafios encontrados nas trajetórias desses sujeitos, o grupo de estudos também discutiu possibilidades para a superação de adversidades presentes no cotidiano do privado de liberdade, em especial, a profissionalização como potencialidade ao desenvolvimento humano”, comentou Ormond.


“As discussões são importantes para a sociedade, uma vez que poderão subsidiar futuras propostas de intervenção junto às pessoas em restrição e privação de liberdade e, consequentemente, impactar como antecipação à conduta criminal”, completou.

Leia Também:  Casa Silva Freire abre temporada 2023 com conversas sobre questões ambientais

Durante o encontro foi apresentada a análise de dissertação “Direito à profissionalização e reintegração social da pessoa privada de liberdade na 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul”, da mestranda Rafaela Beltrami Moreira e seu orientador, professor Bruno Rotta Almeida. O estudo discorre sobre a reinserção dos detentos na sociedade, por meio de oportunidades de trabalho. Na ocasião, servidoras do sistema penitenciário também apresentaram as boas práticas realizadas em Mato Grosso.

Com o incentivo à produção e divulgação científica, o NPC/Sesp também ocupa um espaço de discussões para melhorias sociais, ressaltou o coordenador do Núcleo, Ueliton Peres de Oliveira.

“Com as melhorias propostas através das pesquisas e estudos apoiados pelo Núcleo da Sesp é possível a elaboração de projetos, programas e políticas públicas de segurança que impactam na sociedade. O Núcleo tem o potencial de influenciar positivamente as práticas na segurança pública, por meio da aplicação de pesquisas e da disseminação de projetos de boas práticas, contribuindo para moldar políticas públicas mais eficientes nessa área”, ressaltou.

Leia Também:  Sesp promove 1º Fórum Estadual de Operações Lei Seca em Cuiabá

Também participaram das reuniões servidores da Gestão de Pessoas, do Observatório da Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Socioeducativo, Sistema Penitenciário, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), bem como representantes de instituições de ensino superior de Mato Grosso e de outros estados do país.

Com supervisão de texto de Fabiana Mendes.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  Casa Silva Freire abre temporada 2023 com conversas sobre questões ambientais

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Juiz diz que EP fez o uso da Saúde para atender interesses políticos e determina mais 90 dias de afastamento

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA