Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp inicia elaboração do Plano Tático Integrado de Segurança Pública para Amazônia

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) dará início, nesta segunda-feira (15.04), às discussões para a elaboração do Plano Tático Integrado de Segurança Pública para a Amazônia (PTI/MT), referente ao Plano AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania). A abertura será realizada pelo secretário da Pasta, coronel PM César Roveri, no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. 

Serão três dias de oficinas e debates, e na quarta-feira (17), as instituições que compõem a Segurança Pública em Mato Grosso apresentarão propostas para o Plano AMAS. O objetivo do Plano AMAS é fortalecer a presença das forças de segurança na Região Amazônica, combatendo crimes ambientais, tráfico de drogas, organizações criminosas, e outros tipos de delitos. 

Sua abrangência compreende os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e oeste do Maranhão, que, ao aderir à proposta, se comprometem a promover ações com foco no aumento da segurança na região, pelo prazo de 12 meses. Lançado em março de 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Plano AMAS é financiado pelo Fundo Amazônia.

Leia Também:  Alfabetizadores e coordenadores do Mais MT Muxirum participam de encontro estadual

Serviço | Abertura do evento para elaboração do Plano AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania)
Quando: Segunda-feira (15.04), às 9h. 
Onde: Auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de MT decreta luto oficial pela morte da ex-primeira-dama Maria Aparecida Pedrossian

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA