MATO GROSSO
TCE-MT capacita consultores da UFMT sobre utilização do sistema do GPE
MATO GROSSO
Nesta segunda-feira (31), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) capacitou os consultores do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) sobre a utilização do sistema de monitoramento e avaliação de metas estabelecidas pelas prefeituras no âmbito do projeto.
O encontro, realizado pela Secretaria de Planejamento e Integração (Seplan), teve como público-alvo professores de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que, por meio de termo de convênio, firmou parceria com o Tribunal para a execução do GPE.
Foi o que explicou o subsecretário da Pasta, Guilherme de Almeida. “A avaliação passa a ser feita dentro desta plataforma, por isso estamos qualificando os consultores, já que eles vão orientar as equipes nas prefeituras. O GPE é fundamental, porque o município tem que saber onde quer chegar para poder observar os benefícios a longo prazo.”
| Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Lançado em 2022 pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, o Programa será executado ao longo de 12 anos e tem foco na criação e efetiva implementação de políticas públicas voltadas à saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social.
Durante o curso, os participantes destacaram que a iniciativa traz mais eficiência ao trabalho. “Isso faz com que a bagagem que os professores têm na área de planejamento estratégico seja levada aos secretários, prefeitos, vice-prefeitos e toda a equipe técnica”, disse o coordenador do Núcleo do convênio, Edson Rodrigues Dearo.”
A fala foi reforçada pelo coordenador do GPE no âmbito da Universidade, Paulo Ramalho. “A partir do momento em que o Tribunal não apenas fiscaliza, mas garante a gestão para o resultado por meio da especialização, da consultoria e da oferta de um sistema de apoio, ele garante que um ciclo seja fechado”, concluiu.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
