MATO GROSSO
Técnica de enfermagem perde seio por câncer de mama após diagnóstico alegar que massa era apenas gordura
MATO GROSSO
Técnica de enfermagem e mãe de três flhos, Edileny Mayre de Oliveira, de 46 anos, faz tratamento de câncer de mama, em fase de metástase, depois que recebeu dois diagnósticos errados, que indicaram que o nódulo em seu seio seria apenas gordura. Segundo Edileny contou à Universa Uol, o erro a fez atrasar seu tratamento, iniciado num posto de saúde no bairro Jardim Independência, em Cuiabá. Ela apenas descobriu as dores decorrentes do câncer após gesto de sua filha de 11 anos, quando a pequena encostou a cabeça no seio direito da mãe. “Senti uma dor muito forte e fui ao médio no dia seguinte”, contou.
Leia mais: Médico explica sinais de alerta do AVC após mortes deste ano superar o total de 2021
A mulher relata que um primeiro médico do posto de saúde do bairro Jardim Independência, em Cuiabá, em 2019, a examinou manualmente e amenizou a situação, informando que o nódulo era pequeno. Ela foi encaminhada, então para exame com outro médico — que também não levantou a possibilidade de câncer.
“Fui ao médico logo no dia seguinte no posto de saúde perto de casa. Ele examinou, disse que estava pequeno o nódulo, mas pediu os exames. Quando fiz os exames, o mastologista afirmou que não era nada, apenas gordura. Falou até que o médico do posto iria diagnosticar a mesma coisa. No posto, eu recebi a orientação para fazer dieta porque seria gordura e tomar um remédio para amenizar a dor”, disse a técnica de enfermagem.
Porém, as dores da mãe não passaram com os medicamentos indicados pelos primeiros diagnósticos, e o estado do seu seio direito piorou. Diante disso, ela teve que buscar outro médico, no mesmo posto de saúde, meses depois. Somente após perceber que o estado de seu seio estava grave, o profissional decidiu que Edileny deveria passar por especialista em oncologia no Hospital de Câncer de Cuiabá.
Com o encaminhamento, ela fez exame de biopsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que atestou o câncer de mama, em março de 2020, aproximadamente sete meses depois do primeiro diagnóstico em rede pública.
Após 45 dias, ela levou o resultado do exame ao médico do hospital e ele constatou que o câncer já estava em estado avançado, por conta da metástase, e recomendou a retirada do seio.
Edileny então decidiu, após a retirada de seu seio, procurar o médico que lhe deu o primeiro diagnóstico errado, afirmando que seria gordura e que ela teria que fazer dieta. A resposta do médico, curta, apenas deu conta de que “ah, me desculpa era pra eu ter encaminhado direto pra biópsia mesmo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que está em busca de informações sobre Edileny para emitir posicionamento do caso.
FONTE/ REPOST: PEDRO Coutinho BERTOLINI


MATO GROSSO
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.
As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.
A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.
Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.
Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.
Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO10 horas atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças