Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Tecnologia em nova escola entregue pelo Governo de MT anima estudantes: ‘Vejo muito potencial nas aulas de robótica”

Publicados

MATO GROSSO

Os estudantes estão empolgados com o novo prédio da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, inaugurado nesta sexta-feira (24), principalmente por causa dos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponibilizadas. Rafael Vieira Palermo, de 16 anos, tem interesse nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A nova unidade é resultado de R$ 5,4 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso. 

“Vejo muito potencial nas aulas de robótica, biblioteca equipada, plataforma do Mais Inglês MT e no uso do Chromebook em sala de aula”, disse o estudante, que está cursando o 2º ano do ensino médio.

A unidade dispõe de Smart TVs nas salas de aula, laboratório de robótica e um sistema de internet com cobertura em toda essa escola, além da plataforma de inglês e dos chromebooks.

A nova escola também foi aprovada pela estudante Emilieri Silva de Campos, de 16 anos. Ela diz que a nova estrutura da escola vai ajudar na aprendizagem. “Estou contente e feliz por estar matriculada aqui”, declarou.

Leia Também:  Mato Grosso registra 31% de redução nos casos de feminicídio em comparação com 2020

O secretário de Educação do Estado, Alan Porto, afirmou que o novo prédio vai beneficiar toda a comunidade. “Entregamos não apenas uma nova escola, mas um espaço de convivência onde a comunidade estudantil vai passar a maior parte do seu dia agregando conhecimento e experiências de vida”, disse.

A inauguração contou com a presença do governador Mauro Mendes, secretários de Estado e parlamentares. Essa é a terceira escola estadual entregue neste ano e outras 31 novas unidades seguem em obras em todas as regiões do estado. 

Para o diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, o entusiasmo é notório. “É visível nos estudantes, principalmente, que a autoestima está elevada. Afinal, são 36 ambientes com todo o conforto de mobiliários modernos, ar-condicionado, instalações com capacidade para uso em massa dos Chromebooks e Smart TVs pelos estudantes, material pedagógico atualizado, além de todos os investimentos contemplados pelas 30 políticas educacionais e mais de 130 ações desenvolvidas desde 2019”, destacou.

Já o diretor da unidade, Ourival Emerson Lenzo, disse que o grau de autoestima impacta significativamente em todos os aspectos da rotina escolar, desde o desempenho nas avaliações até a maneira como a comunidade se envolve nas atividades e lida com os desafios. “O poder público investe e o resultado aparece. Essa nova escola é a realização de um sonho antigo da comunidade”.

Leia Também:  Prefeito Alcino Barcelos e ministro Carlos Fávaro se xingam de “safado, malandro e traidor” em grupo de WhatsApp de Pontes e Lacerda

Alan Porto reforçou a percepção do diretor ao analisar que uma escola como essa, entregue em Barra do Bugres, é responsável também por oferecer suporte emocional e acolhimento para que os estudantes se sintam respeitados e valorizados. “O nosso compromisso é com a qualidade da educação e com os resultados no aprendizado. As evidências das avaliações que fazemos bimestralmente indicam que estamos no caminho certo”, enfatizou.

A escola tem cerca de 1.300 estudantes do 7º ao 8º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso atende moradores de Jangada em Mutirão da Cidadania

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA