15 de Março de 2025
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Tecnologia em nova escola entregue pelo Governo de MT anima estudantes: ‘Vejo muito potencial nas aulas de robótica”

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Os estudantes estão empolgados com o novo prédio da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, inaugurado nesta sexta-feira (24), principalmente por causa dos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponibilizadas. Rafael Vieira Palermo, de 16 anos, tem interesse nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A nova unidade é resultado de R$ 5,4 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso. 

“Vejo muito potencial nas aulas de robótica, biblioteca equipada, plataforma do Mais Inglês MT e no uso do Chromebook em sala de aula”, disse o estudante, que está cursando o 2º ano do ensino médio.

A unidade dispõe de Smart TVs nas salas de aula, laboratório de robótica e um sistema de internet com cobertura em toda essa escola, além da plataforma de inglês e dos chromebooks.

A nova escola também foi aprovada pela estudante Emilieri Silva de Campos, de 16 anos. Ela diz que a nova estrutura da escola vai ajudar na aprendizagem. “Estou contente e feliz por estar matriculada aqui”, declarou.

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O secretário de Educação do Estado, Alan Porto, afirmou que o novo prédio vai beneficiar toda a comunidade. “Entregamos não apenas uma nova escola, mas um espaço de convivência onde a comunidade estudantil vai passar a maior parte do seu dia agregando conhecimento e experiências de vida”, disse.

A inauguração contou com a presença do governador Mauro Mendes, secretários de Estado e parlamentares. Essa é a terceira escola estadual entregue neste ano e outras 31 novas unidades seguem em obras em todas as regiões do estado. 

Para o diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, o entusiasmo é notório. “É visível nos estudantes, principalmente, que a autoestima está elevada. Afinal, são 36 ambientes com todo o conforto de mobiliários modernos, ar-condicionado, instalações com capacidade para uso em massa dos Chromebooks e Smart TVs pelos estudantes, material pedagógico atualizado, além de todos os investimentos contemplados pelas 30 políticas educacionais e mais de 130 ações desenvolvidas desde 2019”, destacou.

Já o diretor da unidade, Ourival Emerson Lenzo, disse que o grau de autoestima impacta significativamente em todos os aspectos da rotina escolar, desde o desempenho nas avaliações até a maneira como a comunidade se envolve nas atividades e lida com os desafios. “O poder público investe e o resultado aparece. Essa nova escola é a realização de um sonho antigo da comunidade”.

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Alan Porto reforçou a percepção do diretor ao analisar que uma escola como essa, entregue em Barra do Bugres, é responsável também por oferecer suporte emocional e acolhimento para que os estudantes se sintam respeitados e valorizados. “O nosso compromisso é com a qualidade da educação e com os resultados no aprendizado. As evidências das avaliações que fazemos bimestralmente indicam que estamos no caminho certo”, enfatizou.

A escola tem cerca de 1.300 estudantes do 7º ao 8º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Fonte: GOV MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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