MATO GROSSO
Transformação digital no setor financeiro trazem mais agilidade para o cliente, facilitam operações, eliminam burocracias e geram mais transparência
MATO GROSSO
A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, Desenvolve MT, será a primeira agência do país a passar pela processo de transformação digital promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A ação é desenvolvida por meio de um projeto piloto, com foco nas instituições financeiras de desenvolvimento do país (IFDs).
As experiências com a transformação digital no setor financeiro trazem mais agilidade para o cliente. Além disso, buscam facilitar as operações, eliminar burocracias, descentralizar a terceirização, melhorar a análise de dados, gerar segurança e trazer transparência, facilitando a entrega ao cidadão. O projeto e a importância da transformação foram apresentados aos servidores nesta terça-feira (30.05).
Dentre as 23 instituições do Sistema Nacional de Fomento que se inscreveram para o projeto piloto, a Desenvolve MT foi a única selecionada. A proposta faz parte do planejamento para o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, e está alinhada com a missão “Futuro Digital, Inteligente e Inclusivo”, da agenda do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Como parte inicial do projeto, a agência passará por uma consultoria promovida pela ABDE em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e executada pela consultoria BIP Brasil.
A próxima etapa prevê um diagnóstico com os setores envolvidos para entendimento dos desafios e prioridades estratégicas, bem como de as iniciativas digitais em andamento, para avançar no processo de transformação digital e implantação do projeto piloto.
Agência digital
O presidente interino da Desenvolve MT, Willian Moraes, ressalta que o processo de transformação digital na agência é um pedido do governador Mauro Mendes, que determinou a implementação de soluções inovadoras que possam atender o empreendedor com mais eficiência.
“A consultoria internacional vai nos ajudar a dar mais qualidade e otimizar os nossos serviços e entregas ao cidadão. A Desenvolve MT será um case para as demais agencias de fomento do país nesse processo de transformação digital”, afirma.
Na Desenvolve MT, esse processo de digitalização teve início na pandemia, quando as solicitações de crédito passaram a ser feitas por meio de uma plataforma, que permite que o empreendedor de qualquer cidade de Mato Grosso possa solicitar e acompanhar o seu pedido de financiamento de forma digital.


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
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