MATO GROSSO
Última Campanha de Doação de Sangue de 2024 promovida pelo TCE-MT acontece nesta quarta e quinta-feira
MATO GROSSO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a última edição da campanha de doação de sangue de 2024. Iniciativa da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), a ação é fruto de parceria com o MT-Hemocentro, e visa não só o bem-estar físico, mas também social dos servidores e da população.
Nesta terceira edição, os interessados devem se inscrever pelo telefone (65) 3613-7557, uma vez que serão levados à sede do banco de sangue público para a coleta, das 8h às 12h.
A parceria entre o TCE-MT e o MT-Hemocentro existe há seis anos e, conforme a assessora do NQVT, Conceição Moraes Pinto Piva, a intenção é, além de contribuir com o estoque do banco público, conscientizar os servidores sobre a importância da doação. “O TCE-MT se preocupa com o bem-estar físico e social de seus servidores e campanhas como esta mostram que esse cuidado vai além das estruturas da sede, se estendendo à população em geral.”
Médico do MT-Hemocentro, Manoel Rômulo Rizental, explica que alguns critérios precisam ser previamente levados em consideração quando existe a intenção de se voluntariar como doador de sangue. “A pessoa precisa estar bem de saúde, bem alimentada, ter dormido bem e não ter se submetido a esforço físico extremo no dia da doação.”
Rizental também destaca que existem algumas contraindicações, como estar gestante e fazer o uso de alguns medicamentos. Pessoas com quadro de resfriado, vômitos e diarreia, também não podem doar. “Por isso, fazemos uma triagem antes que a doação ocorra efetivamente. O Hemocentro visa não só a segurança do sangue de quem vai receber, como também preza pela segurança do doador.”
Quem pode doar?
Conforme o Ministério da Saúde (MS), aquele que deseja ser um doador deve ter mais de 50 kg, estar na faixa etária entre 16 e 69 anos, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Nunca realizar a doação em jejum.
Lembrando que homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue, que pode salvar até quatro vidas. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar ingestão de bebida alcoólica e atividade física.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão