MP MT
MPMT promove seminário sobre técnicas visuais em documentos jurídicos
MP MT
Visando estimular a democratização do acesso à Justiça por meio da adoção de uma linguagem simplificada nos documentos, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso promove o seminário virtual “Visual law e as novas ferramentas do Direito”, no dia 29 de setembro, das 9h às 11h30. Destinado a membros e servidores da instituição, o evento será realizado por meio da plataforma Microsoft Teams. Interessados deverão se inscrever pelo e-mail ceaf.inscricoes@mpmt.mp.br.
O seminário terá duas palestras. A primeira, com o tema “Introdução ao visual law aplicado ao Ministério Público”, será ministrada pelo doutor em Propriedade Intelectual e Inovação Fabio Cendão. Já a palestra “Legal design e visual law – do conceito à prática” será proferida pela advogada e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Danielle Serafino.
O seminário é promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, com apoio institucional do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) e da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp)
Saiba mais – Conforme a definição contida no Anexo da Resolução nº 347/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Visual Law é a subárea do Legal Design que utiliza elementos visuais (imagens, infográficos e fluxogramas) para tornar o Direito mais claro e compreensível. A ideia é facilitar a comunicação nos documentos jurídicos, possibilitar uma linguagem mais acessível a todos e combater o que popularmente é conhecido como “juridiquês”.
Fonte: MP MT
MP MT
Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste
A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.
Fonte: Ministério Público MT – MT