Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

Rede de Proteção participa de capacitação em Rondonópolis

Publicados

MP MT

Cerca de 120 pessoas participaram do Curso de Formação para Conselheiros Tutelares na modalidade de ensino a distância (EaD) em Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), entre conselheiros eleitos, suplentes e outros integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. A capacitação foi realizada em três dias, de 27 a 29 de novembro, na sede das Promotorias de Justiça da comarca.

O curso de formação foi elaborado pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e da Juventude, e executado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. Ele também já foi aplicado nas comarcas de Juína, Apiacás e São José do Rio Claro e está em andamento em Comodoro.

Conforme a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, a capacitação é uma etapa do processo eleitoral para escolha de conselheiros tutelares em Rondonópolis, acompanhado de perto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “O processo eleitoral inclui as etapas de inscrição, prova escrita, teste psicológico, eleição e capacitação, para depois disso sair o resultado definitivo para nomeação e posse”, explicou. 

Leia Também:  Atuação estratégica do MPMT no enfrentamento à violência é destacada

Sobre o curso – Dividido em 20 módulos, o curso tem aproximadamente oito horas de duração e conta com corpo docente formado por membros e servidores do MPMT e parceiros. Além das videoaulas, a plataforma EaD do Ceaf traz material de leitura complementar, modelos de documentos e orientações gerais a título de sugestão para aplicação do treinamento. Os participantes serão certificados pela Escola Institucional. 

A capacitação aborda temas como “Política de Atendimento das Crianças e dos Adolescentes”, “Acolhimento Institucional e Familiar”, “Redes Municipais de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CRAS, CREAS, CAPS, CAPS-I e outros)”, “Suspensão e Destituição do Poder Familiar”, “Adoção e Entrega Legal”, “Ato Infracional na Rotina do Conselho Tutelar”, “Violência contra Crianças e Adolescentes e Medidas Protetivas de Urgência”, “Atuação do Conselheiro Tutelar na Rede de Educação”, “Evasão Escolar, Busca Ativa e Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai)”, entre outros. 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPMT formaliza acordos judiciais em benefício de idosos acolhidos
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA