Search
Close this search box.
CUIABÁ

OPERAÇÃO PIRAIM

Após 1 mês, TJ solta empresário e cobrador da “Máfia do Chicote” em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) mandou soltar duas pessoas envolvidas com a chamada “Máfia do Chicote” – que realiza gravações em vídeo de cobranças por meio de ameaças com “chicotadas” nos supostos devedores. Sérgio da Silva Cordeiro e Bruno Rossi Penazzo, alvos da operação “Piraim” em setembro, que investiga a atuação da organização criminosa, seriam um integrante e um “cliente” da “Máfia do Chicote”, respectivamente.

Os magistrados seguiram por unanimidade o voto do desembargador José Zuquim Nogueira, relator de dois habeas corpus ingressados por cada um dos suspeitos. A sessão de julgamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25).

O desembargador José Zuquim Nogueira analisou em seu voto que não havia “base empírica satisfatória a comprovar a acentuada periculosidade” dos suspeitos para mantê-los presos. Tanto Sérgio quanto Bruno deverão utilizar tornozeleira eletrônica, estão obrigados a comparecer a todos os atos processuais dos quais forem intimados, não podem manter contato com outros suspeitos ou vítimas da “Máfia do Chicote”, além de outras restrições.

Leia Também:  Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

“Eu não verifiquei a presença de base empírica satisfatória a comprovar a acentuada periculosidade ou indícios de que, em liberdade, voltaram a praticar outros delitos criminais. Os pacientes são primários, exceto Sérgio, que tem uma ação penal extinta, já em execução. Ambos possuem trabalho lícito e residência fixa”, analisou o desembargador. Em agosto de 2023, vídeos da atuação da “Máfia do Chicote” viralizaram em Mato Grosso, onde a organização criminosa atuaria, ganhando destaque em portais de notícias de abrangência nacional.

Num deles é possível ver um grupo de homens ameaçando um outro homem por uma dívida, sofrendo chicotadas dos suspeitos. Sérgio da Silva Cordeiro seria um integrante da quadrilha e se apresentou espontaneamente na delegacia quando foi preso.

Ele teria participado de uma “cobrança” de R$ 130 mil a uma vítima no Posto Bom Clima, em Cuiabá. Já o empresário Bruno Rossi Penazzo teria contratado os “serviços” da quadrilha em razão de um empréstimo de R$ 160 mil em relógios de luxo a um comerciante que venderia os bens com a promessa de dividir os lucros. Como ele não obteve retorno – ou seja, ficou sem as joias e também sem o dinheiro -, Penazzo também recorreu à “Máfia do Chicote” para reaver o valor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande

Publicados

em

Várzea Grande foi palco, no último sábado (26), de um evento que celebrou a força da construção civil em Mato Grosso: o “Churrasco da Construção, promovido pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac-MT). O evento reuniu lojistas, representantes das principais marcas do setor, colaboradores e autoridades políticas, fortalecendo o espírito associativo e os laços entre o setor produtivo e o poder público.

Na abertura do evento, a presidente da Acomac-MT, Lucimar Trindade Bigolin, agradeceu aos patrocinadores, aos parceiros e a todos os presentes que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

“Vivemos um momento desafiador para o comércio em geral. Por isso, acreditamos que a união é mais necessária do que nunca. Essa confraternização é, acima de tudo, uma forma de dizer que seguimos juntos, com espírito de parceria e confiança no nosso setor. Agradeço imensamente a todos os patrocinadores que acreditaram na ideia, aos colegas lojistas, aos colaboradores e à diretoria da Acomac, que abraçou esse projeto com entusiasmo”, afirmou.

Lucimar também ressaltou que a missão da entidade vai além da representação institucional. “Queremos valorizar quem faz o setor acontecer todos os dias. Esse evento é para todos: grandes e pequenos lojistas. A Acomac é feita de pessoas, e esse é o espírito que queremos manter vivo.”

Presente ao evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, destacou a importância simbólica e prática da realização do encontro no município.

Leia Também:  PM prende oito homens em flagrante por tráfico de drogas em Cuiabá

“Fico muito feliz em recepcionar de braços abertos esse evento. Várzea Grande está entrando nos trilhos, e isso começa com a construção. Não se constrói desenvolvimento econômico sem obras, sem empreendimentos, sem investimentos na construção civil”, afirmou.

Ela também ressaltou o diálogo com a Acomac como um dos pilares para o crescimento conjunto entre poder público e setor privado.

O vice-prefeito Tião da Zaeli também marcou presença, reforçando a disposição da cidade em receber eventos do setor. “O setor de material de construção é importantíssimo para a nossa economia. Gera emprego, oportunidades para as famílias e arrecadação para o poder público. Estamos de portas abertas para os empresários da construção”, afirmou.

A presença expressiva do setor também chamou atenção. “O evento de fato é um sucesso. A adesão superou nossas expectativas e mostra a força do setor de materiais de construção em Mato Grosso, que contribui decisivamente para o desenvolvimento do estado”, disse Thiago Pazini, vice-presidente da Acomac-MT.

Ele destacou ainda o papel estratégico do encontro para o networking entre lojistas, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Para Juliano Bortoloto, da Todimo Materiais de Construção, a força do evento está justamente na união de todos os elos da cadeia. “Está realmente fantástico. Parabéns à Acomac, à presidente Lucimar e ao Igor, que está voltando mais ao dia a dia da associação. Somos pouco mais de 500 associados no estado, e esse primeiro evento reuniu mais de 600 pessoas do setor. Um sucesso”, afirmou.

Leia Também:  VÍDEO: Governador Mauro Mendes, entrega 110 veículos para a Secretaria de Estado de Saúde. São caminhonetes que serão usadas para atender as unidades do interior de Mato Grosso:

Juliano também frisou o caráter democrático da entidade: “Cada associado tem o mesmo voto, independentemente do tamanho da loja. Essa união é o que nos permite dialogar com o poder público e estimular melhorias para todo o setor”, disse.

Também presente ao evento, o empresário Reginaldo, do Terraço Lojista, destacou o papel da Acomac na valorização da economia local. “A Acomac sempre agrega desenvolvimento, principalmente para o comércio de vendas. É muito importante essa integração social com os colaboradores e com as grandes marcas. Fortalece a proposta de construir e reformar dentro do Estado, movimentando o comércio local”. Ele também ressaltou a qualificação dos profissionais como uma resposta aos desafios da economia.

Além do momento institucional, os convidados participaram de um almoço especial com churrasco, símbolo da tradição e da união entre os comerciantes do ramo. A expectativa agora é que o evento entre para o calendário oficial da associação e se consolide como um marco anual de fortalecimento da cadeia da construção em Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA