Search
Close this search box.
CUIABÁ

OPERAÇÃO PIRAIM

Após 1 mês, TJ solta empresário e cobrador da “Máfia do Chicote” em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) mandou soltar duas pessoas envolvidas com a chamada “Máfia do Chicote” – que realiza gravações em vídeo de cobranças por meio de ameaças com “chicotadas” nos supostos devedores. Sérgio da Silva Cordeiro e Bruno Rossi Penazzo, alvos da operação “Piraim” em setembro, que investiga a atuação da organização criminosa, seriam um integrante e um “cliente” da “Máfia do Chicote”, respectivamente.

Os magistrados seguiram por unanimidade o voto do desembargador José Zuquim Nogueira, relator de dois habeas corpus ingressados por cada um dos suspeitos. A sessão de julgamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25).

O desembargador José Zuquim Nogueira analisou em seu voto que não havia “base empírica satisfatória a comprovar a acentuada periculosidade” dos suspeitos para mantê-los presos. Tanto Sérgio quanto Bruno deverão utilizar tornozeleira eletrônica, estão obrigados a comparecer a todos os atos processuais dos quais forem intimados, não podem manter contato com outros suspeitos ou vítimas da “Máfia do Chicote”, além de outras restrições.

Leia Também:  Politec inicia formação de 57 novos servidores nesta segunda-feira (03)

“Eu não verifiquei a presença de base empírica satisfatória a comprovar a acentuada periculosidade ou indícios de que, em liberdade, voltaram a praticar outros delitos criminais. Os pacientes são primários, exceto Sérgio, que tem uma ação penal extinta, já em execução. Ambos possuem trabalho lícito e residência fixa”, analisou o desembargador. Em agosto de 2023, vídeos da atuação da “Máfia do Chicote” viralizaram em Mato Grosso, onde a organização criminosa atuaria, ganhando destaque em portais de notícias de abrangência nacional.

Num deles é possível ver um grupo de homens ameaçando um outro homem por uma dívida, sofrendo chicotadas dos suspeitos. Sérgio da Silva Cordeiro seria um integrante da quadrilha e se apresentou espontaneamente na delegacia quando foi preso.

Ele teria participado de uma “cobrança” de R$ 130 mil a uma vítima no Posto Bom Clima, em Cuiabá. Já o empresário Bruno Rossi Penazzo teria contratado os “serviços” da quadrilha em razão de um empréstimo de R$ 160 mil em relógios de luxo a um comerciante que venderia os bens com a promessa de dividir os lucros. Como ele não obteve retorno – ou seja, ficou sem as joias e também sem o dinheiro -, Penazzo também recorreu à “Máfia do Chicote” para reaver o valor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Politec inicia formação de 57 novos servidores nesta segunda-feira (03)

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA