MATO GROSSO
Chuva faz avião arremeter e assusta moradores de VG: “barulhão”
MATO GROSSO
A manhã chuvosa desta sexta-feira (19) fez um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas executar um procedimento de arremetida no Aeroporto Marechal Rondon, situado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A aeronave decolou do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo e tinha pouso programado às 11h20 em solo mato-grossense.
Contudo, por causa do tempo chuvoso e a falta de condições para pousar, os pilotos optaram por arremeter, procedimento absolutamente comum na aviação, mas que em condições de chuva, chama atenção de passageiros e moradores da região, pois os motores em potência de decolagem geram um barulho além do normal, quando comparado com dias sem chuva.
Foi isso que chamou atenção de uma moradora do bairro Jardim Potiguar, nas imediações do Aeroporto Marechal Rondon. Embora esteja acostumada com o barulho dos motores das aeronaves nos procedimentos de pousos e decolagens, ao FOLHAMAX ela relatou que a arremetida do jato com capacidade para até 186 passageiros, chamou atenção dos familiares, que saíram para fora da residência para observar a aeronave.
“Um avião acabou de arremeter aqui, passou aqui em cima de casa baixinho e está tampado de chuva, branquinho mesmo. Ele deu uma acionada no motor e fez um barulhão, ai arremeteu e foi embora. Pra nós, que já moramos aqui há mais de 30 anos, a gente já está acostumada com isso, mas para quem não é aqui da região, se ouvir o barulhão de um avião arremetendo, esses aviões grandes, o barulhão que faz é assustador”.
A arremetida do Boeing da Gol também não passou despercebida pelos spotters mato-grossenses, que são pessoas entusiastas da aviação que costumam acompanhar o deslocamento de aviões nos ares e também as operações em aeroportos, seja por aplicativos de rastreamento ou por fotos e vídeos gravados e compartilhados por eles. “Arremeteu nervoso a 273 km/h”, escreveu um deles num grupo de WhatsApp, ao compartilhar um print de um aplicativo de rastreamento de voo mostrando o trajeto da aeronave que precisou abortar o pouso momentaneamente por ausência de condições de pouso.
Ao FOLHAMAX, a assessoria de imprensa da Centro Oeste Airports (COA), concessionária que administra o aeroporto Marechal Rondon, confirmou o procedimento de arremetida e explicou que depois a aeronave aterrissou em segurança. “Esse voo tinha horário de pouso às 10h50, mas estava atrasado com previsão de pouso às 11h20. Arremeteu e pousou as 11h44”, informou a assessoria.
Um funcionário do aeroporto disse que pela manhã foram registrados pequenos atrasos em alguns voos em decorrência da “chuva e teto baixo”, mas nada que prejudicasse as operações. Por volta das 13 horas, no horário de Mato Grosso, o Marechal Rondon seguia operando dentro da normalidade, de acordo com a assessoria da COA.
FONTE/ REPOST: WELINGTON SABINO – FOLHA MAX
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.