Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cuiabanos lotam postos de saúde para se vacinar contra gripe que já matou nove

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou esta semana um grande aumento na procura da vacina contra influenza A, em Cuiabá. A “corrida” pelo imunizante veio após sete pessoas terem sido infectadas com a variante H3N2 que já matou nove pessoas no Brasil.

De acordo com a pasta, a campanha de vacinação segue até o próximo dia 30. Nesta reta final, milhares estão fazendo filas nas portas dos postos de saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

 

 

Entretanto, a eficácia do imunizante disponibilizado na campanha deste ano não tem 100% de eficácia, segundo a técnica da imunização da Capital, Evelyn Kelly.

“Na verdade, a vacina que a gente tem hoje foi preparada para as variantes que surgiriam, com base nos dados colhidos na última campanha. Essas novas variantes que estão surgindo agora, ela (vacina) já não é tão eficaz. Tanto é que os lotes têm validade para até final deste ano”, contou ao site Repórter MT.

Leia Também:  STF invalida critérios de desempate para promoção de promotores em Mato Grosso

A técnica explicou que apesar de não ter eficácia completa, a vacina possui componentes do vírus, que podem evitar o agravamento com resultado em óbito para quem recebe o imunizante.

 

“A gente não pode falar que ele (imunizante) não tem uma resposta que pode levar a gravidade porque os vírus têm uma similaridade na forma como nosso organismo produz os anticorpos”, explicou.

A campanha teve início em maio, mas por conta da vacinação contra covid-19 a procura pelo imunizante não foi a mesma do ano passado, tendo em vista que era exigido um período de espera de 15 dias de uma vacina para outra.

Agora, esse intervalo não é mais necessário.

Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. 

Sintomas da H3N2

Diferente da covid-19, a Influenza A – H3N2 apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença. Os sintomas do coronavírus só começam a evoluir a partir do 7° dia da infecção, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.

Leia Também:  Mais de 5,5 mil pessoas foram presas durante operações Lei Seca em MT

Os sinais da gripe H3N2 podem variar, mas os mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo, calafrios, irritação nos olhos e mal-estar intenso.

FONTE/ REPOST: REPÓRTER MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Câmeras do Programa Vigia Mais MT ajudam na apreensão de droga avaliada em R$ 2,7 milhões

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  MT Hemocentro celebra aniversário com mais de 760 mil doações de sangue e investimentos de R$ 28 milhões

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA